Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Agenda > 27/7 – Dia Nacional da Segurança do Trabalho

27/7 – Dia Nacional da Segurança do Trabalho

Saiba mais sobre a história da Segurança do Trabalho no Brasil e descubra por que a data é comemorada no dia 27/7

Símbolo da luta dos trabalhadores que reivindicaram melhorias em seus ambientes de trabalho no comeco dos anos 70, o 27 de julho é a data escolhida, nacionalmente, para homenagear vítimas desse tipo de fatalidade e, principalmente, conscientizar sobre a importância de ações preventivas diárias nas grandes empresas.

História 

Nos anos 70, período em que o Brasil recebeu inúmeros investimentos, o número de acidentes de trabalhadores assustava. Por isso, o Banco Mundial decidiu cortar os financiamentos, caso os números de vítimas fatais de acidentes não diminuíssem. Essa medida não foi drástica, muito pelo contrário – ela foi necessária. Nessa época, cerca de 1,7 milhão de acidentes aconteciam anualmente e 40% dos funcionários sofriam lesões no desempenho de suas atividades profissionais. A medida resultou na publicação das portarias nº 3236 (que institui o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador) e 3237 (que torna obrigatório o serviço de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho), em 27 de julho de 1972.

imagem1

Além da regulamentação e da publicação nas portarias, foi nessa época em que o artigo 164 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) foi atualizado, tornando obrigatória, então, a atuação e formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA).

Outro fato importante que é sempre relembrado no 27/7 é que o Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de 100 funcionários.

Relembre

Nessa data é sempre importante relembrar sobre as práticas mais comum que garantem a segurança dos colaboradores dentro da empresa. Que tal reler alguns de nossos conteúdos? O DDS é uma medida importantíssima e cada vez mais adotada por grandes espaços, bem como o Mapa de Risco. Também é indispensável fazer inspeções regularmente e sempre se atualizar sobre as novidades e boas práticas sobre o assunto. Clique nos links para reler nossos posts.

imagem2

E você? Como comemorará o 27/7 em sua empresa?

413
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo