Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Inovação > 3 motivos para apostar em roupas descartáveis em ambientes hospitalares

3 motivos para apostar em roupas descartáveis em ambientes hospitalares

O Falando de Proteção te dá três motivos para aposentar as roupas reutilizáveis em ambientes que podem apresentar riscos de contaminação. Confira!

Nem sempre super-heróis voam e possuem força extrema, da mesma forma que nem sempre suas vestimentas são armaduras de titânio. Considerados verdadeiros salvadores da pátria em algumas situações, os médicos não só precisam garantir o bem-estar de seus pacientes, como precisam, também, cuidar de sua própria saúde e proteção.

Atualmente, usa-se dois tipos de vestimentas nas salas limpas (as chamadas cleanrooms): as que são reutilizáveis – geralmente produzidas em poliéster – e necessitam de um processo de esterilização e as de uso único, que não possuem nenhum tecido em sua composição. Apesar de muitas pessoas pensarem que a vantagem da peça reutilizável é seu viés econômico, o trunfo está, na verdade, na peça de uso único – e nós vamos dizer o porquê.

Médico e paciente

1. Proteção

O fator da proteção, propriamente dita, é a principal característica quando falamos sobre a vantagem de investir em roupas descartáveis. Isso porque cada vez que a roupa de tecido é submetida ao processo de esterilização, isto é, é exposta a radiação gama, o polímero que compõe o tecido é danificado, tornando a veste mais vulnerável às possíveis contaminações do ambiente.

Roupas descartáveis em hospitais

2. As vestimentas descartáveis são mais eficientes

Como elas não passam por nenhum tipo de radiação, seu desempenho é cumprido em sua totalidade, ou seja, é possível prever a eficácia da barreira de tecido contra partículas e bactérias.

Médicos heróis

3. O Tyvek®

Aliado a outro ponto de extrema importância, que é o design, a vestimenta descartável produzida em Tyvek® é um material resistente à abrasão e que repele líquidos e aerossóis, afinal, o não-tecido é estruturado com fibras fortes e contínuas de polietileno. Para oferecer ainda mais eficiência e segurança, a DuPont desenvolveu, também, o Tyvek® IsoClean®, que além de ser composto 100% em polietileno de alta densidade com infinitas possibilidades de aplicação, foi projetado exclusivamente para atender com excelência a demanda de profissionais (como médicos, biomédicos, farmacêuticos, etc) que estão expostos a contaminação microbiológica. Como não podemos contar com heróis de capa vermelha, precisamos optar por uma tecnologia que não fosse limitada aos gibis e à ficção e que, além de extremamente resistente, fosse de verdade.

A boa notícia é que o Tyvek® existe – e já vem sendo utilizado por médicos do mundo todo.

203
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo