Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dicas > 5 dicas de proteção para limpeza em salas limpas

5 dicas de proteção para limpeza em salas limpas

Você sabe como proteger adequadamente as chamadas salas limpas? A seguir, confira nossas 5 dicas que farão a diferença na sua proteção. Confira!

As salas limpas (também conhecidas como cleanrooms) são ambientes controlados, monitorados e registrados em uma série de quesitos como temperatura, umidade, pressão, partículas e fluxo do ar. Esse tipo de espaço é muito usado em laboratórios químicos, laboratórios que produzem remédios, fabricação de satélites espaciais, salas de operação, entre outros. Por conta do tipo de material que é manuseado, a proteção, o isolamento e a limpeza das salas limpas devem seguir um conjunto de regras e boas práticas para que esse ambiente crítico não seja contaminado por agentes que podem ameaçar os processos e materiais.  O Falando de Proteção separou 5 dicas para garantir a qualidade e a segurança da sua sala limpa:

 

  • 5. Escolha a vestimenta correta 

A maior parte dos microrganismos encontrados em uma área limpa, bem como partículas e fibras, vem do pessoal e de itens manuseados de forma incorreta. A escolha da vestimenta é crucial para controlar possíveis contaminações e proteger tanto o usuário quanto o processo. A DuPont desenvolveu Tyvek®IsoClean® , que além de ser composto 100% em polietileno de alta densidade com infinitas possibilidades de aplicação, foi projetado exclusivamente para atender com excelência a demanda de profissionais (como médicos, biomédicos, farmacêuticos, etc) que estão expostos a contaminação microbiológica.

 

  • 4. Defina um sistema para controlar o risco de contaminação

De acordo com a ISO 14644-6, o dano em uma área limpa ou ambiente controlado pode ser considerado pela quantidade de contaminação que pode gerar perigo ao produto. A maneira mais eficaz de evitar riscos é usando um sistema de avaliação e gerenciamento. Os mais indicados para áreas limpas são os métodos de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle e Modos de Falhas e Análise dos seus Efeitos, de preferência no seu formato Modos e Análise dos seus Efeitos e Criticidade. Para aplicação em áreas limpas, esses métodos precisam ser reinterpretados através do sistema Risk Management Contamination (RMC), descrito no PHSS Techical Monigraph.

 

  • 3. Não permita itens pessoais dentro da sala limpa

Grande parte dos problemas de contaminação provém da falta de conhecimento. Apenas pessoas autorizadas devem ter acesso às salas limpas, além do mais, é recomendável ter um conjunto de regras a serem seguidas e fixa-las em local visível. É especialmente importante ter regras sobre o controle de itens pessoais. É terminantemente proibido entrar em ambientes controlados com comidas, bebidas, latas, garrafas, cigarros, equipamentos de áudio pessoais, celulares, jornais, revistas, livros, lenços e toalhas de papel, lápis, borracha, carteiras, porta moedas e itens dentro dos bolsos, principalmente quando acessíveis pelas roupas de salas limpas.

 

  • 2. Evite a transferência de ar

Para evitar a transferência de ar, as portas da sala limpa devem permanecer fechadas, afinal qualquer diferença de temperatura entre as áreas adjacente causa transferência de ar e por consequência contaminação. A entrada e saída da sala devem acontecer sempre pela área de troca de vestimentas. Outra dica é dar preferência para portas sem maçanetas já que elas contribuem para evitar a contaminação nas luvas.

 

  • 1. Evite a entrada e saída de materiais entre a parte interna e externa

É recomendável evitar a movimentação de materiais, uma vez que ao sair da área limpa o produto corre o risco de ser contaminado. A melhor maneira de evitar a contaminação é estocar produtos em uma área adequada dentro da área limpa, ou em uma área anexa que tenha o mesmo nível de limpeza.

309
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo