Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dia a Dia > 5 motivos para usar balaclava

5 motivos para usar balaclava

Mais do que um acessório para motociclistas durante o inverno, a balaclava é um importante acessório de segurança, até mesmo para a indústria.

Balaclava, também conhecida como “gorro ninja”, é um tipo de equipamento que se veste de forma justa da cabeça até o pescoço. Com usos extensivos, pode ser usada para proteger motociclistas do frio ou dar mais segurança para o ambiente de trabalho.

Proteção de rosto e cabeça, é de importância indispensável. Não à toa, a balaclava integra duas importantes NRs (a NR-6, que diz respeito a EPI, e a NR-17, sobre ergonomia) e, talvez por isso, seja quase automático pensar em capacete quando falamos sobre esse tipo de equipamento de segurança. Conheça 5 motivos para não deixar essa proteção de lado.

 

  1. 1. Proteção do crânio e pescoço contra riscos térmicos

Inventadas para proteger soldados do frio extremo na Crimeia, na cidade de Balaclava, o equipamento já nasce com a proposta de proteção contra abrasões térmicas. Ao longo do tempo, com o desenvolvimento de materiais como o Nomex, elas também foram utilizadas por pilotos de fórmula 1 para protegerem o rosto em caso de combustão do veículo.

  1. 2. Proteção contra corrosivos químicos

Quando pensamos nos ácidos do dia a dia, não parece ser algo tão preocupante. Mas se considerarmos corrosivos industriais de larga escala, estamos falando sobre compostos químicos concentrados e com pHs baixos o suficiente para corroer pele, carne e até mesmo ossos. Em casos como esse, recomenda-se usar proteções como a balaclava, que deixam pouco espaço sem proteção e livre para contato direto com qualquer corrosivo.

  1. 3. Proteção contra agentes abrasivos e escoriantes

Para ter certeza que vai lixar e polir o que realmente precisa, e não seu rosto ou pescoço.

  1. 4. É uma questão de higiene

Quando se passa o dia usando capacete, o suor do couro cabeludo acaba acumulando e impedindo a cabeça de transpirar. Ao usar a balaclava, o suor é absorvido pela mesma, permitindo mais transpiração para a cabeça e mais higiene para o capacete.

  1. 5. Se pilotos de fórmula 1 e bombeiros usam, deve ser porque realmente é eficiente

Falando de profissões extremas, essas são duas que ninguém discute. Um trabalhando com o perigo de pegar fogo e outro trabalhando para apagá-lo. Os dois precisam constantemente de proteção contra o imprevisto. Seja ela de microprojéteis na direção da face e do pescoço, seja das temperaturas extremas.

 

E, se nenhum desses argumentos convencer, vale sempre lembrar: proteção nunca é demais, e descobrir novas maneiras é sempre bom. E a sua empresa, está precisando de balaclavas? Não deixe de olhar nossas opções.

 

357
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo