Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dicas > A Importância do EPI Correto

A Importância do EPI Correto

O uso do EPI correto leva em conta o ambiente de trabalho, pois cada um obedece a determinadas finalidades de proteção.

O uso do EPI correto leva em conta o ambiente de trabalho, pois cada um obedece a determinadas finalidades de proteção.

Primeiramente, recomenda-se que o uso do EPI correto seja respeitado na mesma intensidade em que o seu uso é obrigatório.

Pensando nisso, preparamos uma sequência de posts relacionados a importância do uso do EPI correto. Neste post, listamos abaixo a primeira relação de diferentes EPIs e suas respectivas recomendações de uso.

Avental ou Roupa de Proteção

O avental ou roupa de proteção é o EPI correto para o manuseio de substâncias químicas, de preferência em modelos de manga comprida, que cubram até os joelhos e possuam fechamento em velcro. Recomenda-se que não tenham bolsos ou qualquer espécie de apêndice, até porque, o ideal é que ele seja usado sempre fechado.

Luvas

A eficiência das luvas se mede de acordo com suas características físicas: capacidade de permeação – ou seja, intensidade e velocidade com que a luva impeça que um produto químico possa penetrá-la – e tempo de resistência entre o primeiro contato do lado externo até seu interior.

A escolha do material é fundamental e pode tornar seu EPI inútil de acordo com o uso. Por exemplo, a luva de látex descartável é o EPI correto para ácidos e bases diluídas, mas permeáveis a quase todos os outros produtos químicos.

É fundamental que as luvas sejam supervisionadas antes e depois de cada uso, em busca de sinais de deterioração, orifícios, ressecamento ou descoloração, entre outros fatores. Igualmente importante é lavar as mãos antes e após a utilização.

Proteção Facial e Ocular

Ambientes de armazenamento de substâncias químicas onde há possibilidade de respingos precisam obrigatoriamente fornecer EPI de proteção facial e/ou ocular aos funcionários e visitantes.

Um par de óculos ou protetor facial é o EPI correto se for resistente aos produtos manuseados, não limitar o campo de visão ou distorcer imagens. Também precisa ser confortável ao uso e de fácil limpeza.

No caso de produtos químicos perigosos ou corrosivos, devem ser usados óculos de segurança com vedação.

Proteção Respiratória

O uso desse EPI é recomendado caso não existam medidas de proteção coletiva, seja pela impossibilidade de implantá-las ou por serem insuficientes.

Ainda assim, o ideal é que o uso de respiradores seja esporádico, em caso de acidentes, operações de limpeza e salvamento ou caso o ambiente não possua sistemas exaustores. Nunca são recomendados para operações rotineiras.

O cuidado na utilização do EPI correto é uma medida simples no dia a dia que pode salvar muitas vidas e evitar acidentes. Portanto, fique de olho nessas dicas e não se esqueça da importância da limpeza, armazenamento correto e conservação para garantir também a longevidade do seu EPI.

 

Quer saber mais sobre a importância do uso do EPI correto? Clique aqui e veja nosso infográfico sobre o Uso do EPI.

 

11.663
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo