Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dia a Dia > Acidentes de trabalho em 2015

Acidentes de trabalho em 2015

Números divulgados recentemente trazem números detalhados dos acidentes de trabalho que ocorreram no país.

Os acidentes de trabalho sempre foram um problema sério a se combater no Brasil, e com  mudanças na legislação, o aumento da fiscalização e interesse das empresas em investir em Segurança e Saúde do Trabalho, o cenário está mudando.

Recentemente o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou dados sobre acidentes de trabalho em 2015: um total de 612.632 acidentes, 14% menor do que em 2014 (712.302). O número de mortes apresentou queda de 11%, caindo de 2.819 em 2014 para 2.502 em 2015. 11 mil acidentes acabaram resultando em incapacidade permanente.

Na divisão entre homens e mulheres, outra grande diferença. 70,32% do total dos acidentes foram sofridos pelos homens contra 29,67% das mulheres. Entre os acidentes típicos, que decorrem da atividade representam 76,28%, acidentes de trajeto 21,08% e os por doença, 2,63%.

Os “trabalhadores dos serviços”, grupo que abrange atividades domésticas, hotelaria, alimentação, beleza e segurança, sofreram 15,93% dos acidentes.

Divididos por setor de atividade, a indústria foi responsável por 41,09% dos acidentes registrados com CAT (Comunicado de Acidentes de Trabalho), que ultrapassaram a marca de 500 mil acidentes registrados, e os serviços respondeu por 55,69%.

Outro setor que apresenta números altos é o de “atividades financeiras”, com a participação de 19,38%.

Graças a um grande esforço conjunto os acidentes de trabalho continuam a diminuir ano após ano, o que pode influenciar a classificação do Brasil no ranking mundial de acidentes de trabalho, pois o país ocupa uma das mais altas posições do ranking atualmente.

ACIDENTES DE TRABALHO: O MANUAL DO INSS

No dia 6 de maio de 2016 foi aprovado no DOU (Diário Oficial da União) a aprovação do Manual de Acidente do Trabalho, um material que irá orientar os atos da Perícia Média Previdenciária para ajudar nas análises dos acidentes de trabalho.

Dessa forma o manual vai ajudar na identificação correta dos acidentes, medida importante para entender as causas de cada um deles e buscar a melhor forma de combater os acidentes.

Não perca as novidades do Falando de Proteção. Assine nossa newsletter.

Fonte: Rede Brasil

225
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo