Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dicas > Armazém industrial seguro: Descubra cinco dicas de como deixá-lo impecável!

Armazém industrial seguro: Descubra cinco dicas de como deixá-lo impecável!

05 orientações simples para aprender a evitar acidentes no seu armazém.

 

 

Empresas que apostam em medidas de segurança para evitar acidentes no trabalho, sem dúvida, estão no caminho certo para se tornarem vencedoras!

Manter o armazém industrial seguro e limpo é uma tarefa que beneficia tanto funcionários como a empresa. O site da Industrial Supply separou cinco medidas simples de como manter um armazém mais organizado e menos propenso ao acaso dos acidentes.

Veja abaixo:

1. Mantenha as passarelas limpas

É muito comum que as coisas fiquem fora do lugar e se acumulem nas passagens ou prateleiras. Materiais de trabalho e pertences dos próprios funcionários não devem ficar onde apresentam risco de queda. Cordas e cabos não podem ficar atravessados nas passarelas, alguém pode tropeçar e pior, os cabos entrarem em curto-circuito, causando incêndios e até explosões. Vazamentos e líquidos derramados devem ser limpos imediatamente, para evitar deslizamento e queda. Os funcionários precisam ficar cientes de como limpar caso aconteça e se não souber tem que buscar assistência.

2. Usar traje adequado

Na maioria dos armazéns as roupas casuais são aceitáveis para o dia a dia de trabalho, mas isso não quer dizer que chinelos e sandálias também são seguros. Os pés devem estar protegidos com sapatos com solas antiderrapantes. Roupas mal ajustadas ou muito largas podem ficar presas enquanto funcionários trabalham. Isso também se aplica as joias e bijuterias, brincos, colares e pulseiras não são uma boa ideia nesse ambiente. Anéis podem ser considerados dependendo do tipo de trabalho a ser realizado. Os equipamentos de proteção individual devem ser usados sempre que a operação a ser feita exija, como capacetes, luvas e óculos.

3. Não sobrecarregue as prateleiras

Os armazéns industriais muitas vezes oferecem menos espaço do que a empresa necessita. Assim, as prateleiras acabam por ficar sobrecarregadas com o acumulo de materiais depositados. Presta atenção nisso! O sobrepeso nas prateleiras podem causar acidentes graves. Se uma prateleira não estiver muito bem instalada, um mínimo peso a mais pode fazer tudo despencar. O acumulo e a desordem também podem causar avalanches. Prateleiras que despencam umas em cima das outras podem causar um efeito em cadeia e fazer o armazéns virar um verdadeiro caos! Certifique-se de que os equipamentos em uso estão bem instalados e se o peso está adequado. Mais vale investir em novas prateleiras do que ver tudo vir abaixo.

4. Operar os equipamentos corretamente

Empilhadeiras são frequentemente usadas para a movimentação de um armazém. Para operar esses equipamentos, o funcionário deve estar muito instruído. Manipular uma empilhadeira sem o devido treinamento. A violação dessa norma está em sexto lugar dos mais citados no OSHA (Segurança Ocupacional e Administração Saudável – É um órgão do governo Federal que faz parte do Departamento de Trabalho dos EUA que regula a segurança e saúde nos locais de trabalho). Empilhadeiras ou carrinhos de mão requerem técnicas apropriadas de carregamento e se houver sobrecarga pode haver riscos. Qualquer outro equipamento ou máquinas utilizadas em um armazém devem ser inspecionados periodicamente para se certificar de que ele está funcionando corretamente. Por exemplo, lâminas maçantes em uma máquina de corte podem criar perigo se o material pode ficar emperrado. Os funcionários precisam saber como resolver e como tirar o equipamento fora de serviço caso ocorra algum problema.

5. Siga os procedimentos de manuseio de materiais

Fichas de Dados de Segurança do Material devem estar disponíveis para todos os produtos químicos no armazém. Cada funcionário que utiliza um material particular deve estar plenamente consciente dos procedimentos de assistência adequada. Instruções de primeiros socorros devem estar prontamente disponíveis em caso de emergência. Se itens como materiais tóxicos, produtos de limpeza e outros produtos são armazenados, eles devem ser devidamente rotulados. Estes são alguns dos principais passos que você pode tomar para manter seus empregados de armazém seguro e prevenir acidentes. Você também deve se lembrar-se que o treinamento de segurança padrão é necessário. Os funcionários devem aprender técnicas de elevação adequadas para evitar lesões. Tem que também ser feita uma instrução geral de primeiros socorros. Os funcionários devem estar cientes das saídas de segurança e todo o protocolo exigido em caso de um incêndio. Com o prejuízo enorme que gera ter um funcionário acidentado compensa mais seguir essas cinco dicas e evitar ao máximo que alguém se machuque.

1.269
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo