Falando de Proteção | As 5 Boas Práticas da DuPont para um ambiente mais seguro - Falando de Proteção
Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dicas > As 5 Boas Práticas da DuPont para um ambiente mais seguro

As 5 Boas Práticas da DuPont para um ambiente mais seguro

Inspire-se nas Boas Práticas adotadas pela DuPont e construa um ambiente de trabalho ainda mais seguro

Como abril é o mês da Segurança no Trabalho, que tal se inspirar nas Boas Práticas de quem é referência em proteção, para tronar o seu ambiente de trabalho ainda mais seguro? Nós conversamos com Danielly Mello Freire, que é membro do Comitê de SHE (Safety, Health and Environment) da DuPont no Brasil, e elencamos as principais ações desenvolvidas na empresa, para a conscientização dos funcionários sobre a cultura da segurança. Confira abaixo e inspire-se! 😉

O Comitê Central de SHE

A própria criação do Comitê de SHE (Safety, Health and Environment) é uma das mais importantes boas práticas. Composto por voluntários – inclusive o líder -, Danielly é líder em Auditoria e Sustentabilidade e, na DuPont, existem mais 5 subcomitês. Danielly contou que o Comitê de SHE estabelece metas para o ano, promove eventos internos (coordenados sempre em parceria com a CIPA) e desenvolve ações que têm como foco o engajamento e a participação. “No dia a dia, estamos sempre correndo atrás dos eventos, produzindo atividades, implementando questões de segurança do trabalho… Nós garantimos que todas as NRs estejam sendo implementadas, que as ordens de serviço estejam sendo feitas, enfim, nós garantimos que o ambiente está em ordem tanto na parte legal, quanto de uma forma prática”.

Eventos

“Tentamos fugir das palestras de uma forma criativa, para chamar a atenção dos colaboradores. Por exemplo, para falar sobre driving safety, trouxemos um cachorro adestrado. Com ele, mostramos como transportar pessoas, animais e outros objetos dentro do carro e, por isso, tivemos bastante aderência. Além disso, trazemos stand-up comedy, teatros, já produzimos álbum de figurinha para engajar não só o colaborador, mas também sua família… Coisas fora do comum para envolver as pessoas e mostrar, de forma mais lúdica, o que é segurança do trabalho”.

Treinamentos

Nós sempre ressaltamos a importância de treinamentos para colaboradores e, por isso, é claro que eles fazem parte das Boas Práticas adotadas pela DuPont. “Fizemos treinamentos de direção defensiva, no autódromo de Interlagos com o Manzini, que é referência no assunto. Esse treinamento foi dado para os colaboradores que dirigem muito e eles não só receberam aulas de direção, como também recordaram normas, regulamentação, etc. Nós também fizemos um treinamento para quem não era motorista frequente: trouxemos o Manzini na sede da DuPont e os colaboradores puderam pegar dicas em seus próprios veículos. Foi bem legal e também teve muita participação”, destaca Danielly.

Coleta-seletiva

Outra importante ação desenvolvida pela DuPont é a Coleta-Seletiva. “Começamos ano-passado, mas agora afazemos um ainda mais efetivo trabalho junto com cooperativas. Hoje, fazemos uma recuperação significativa de plástico e metal e diminuímos muito o resíduo comum não-reciclável”, explica Danielly.

Comunicação e apoio da Liderança 

A parceria com a área de comunicação também é muito importante para disseminar a cultura da segurança do trabalho. “Temos livre-acesso a área de comunicação, então podemos comunicar qualquer coisa, semanalmente, com liberdade. Mandamos o tema, a equipe de comunicação desenvolve e, então, sempre conseguimos conversar com os colaboradores”, explica. E por falar em parceria, outro ponto que Danielly destacou é o apoio da Liderança. “A DuPont entende a importância dessas atividades, por isso, não temos dificuldade para aprovar orçamento. Conseguimos fazer campanhas, comunicar, produzir eventos… Esse foco no engajamento vem do próprio líder – e isso é muito importante”.

E aí? Ficou inspirado?
Então que tal levar um pouco das Boas Práticas da DuPont para a sua empresa?

 

930
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo