Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dia a Dia > As melhorias da NR32 no serviços de Saúde

As melhorias da NR32 no serviços de Saúde

Entenda a NR32 e os benefícios que ela traz para aqueles que trabalham na área da Saúde.

Os trabalhadores dos serviços de saúde são expostos diariamente a riscos químicos e biológicos, e muitas vezes sem a utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI) correto para auxiliar o seu serviço.

Convivendo com sérias ameaças, entre elas diversos tipos de vírus, bactérias, fungos, agentes patogênicos, assim como a exposição a gases tóxicos e outros riscos químicos, fazia-se necessário a implantação de regras que pudessem garantir a segurança dos trabalhadores.

Após uma série de reinvidicações, em 2005 o Ministério do Trabalho e Emprego instituiu através da Portaria 485 a NR 32, que trata especificamente  sobre Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde.

Essa NR estabelece diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde daqueles que prestam assistência a saúde da população em todas as suas ações, desde promoção, assistência, pesquisa e até ensino em saúde.

A IMPORTÂNCIA DA NR32

Além de abordar riscos químicos e biológicos, neste caso levando em conta a classificação dos agentes, a NR 32 também trata sobre capacitação dos trabalhadores nas atividades com gases medicinais, medicamento e drogas de risco e de procedimentos a serem realizados em casos de acidentes ambientais e/ou pessoais, entre outras. Vale lembrar que o cumprimento dessas ações é de responsabilidade tanto da empresa quanto dos trabalhadores.

Apesar dos avanços promovidos pela NR32, os profissionais da saúde lideram o ranking de acidentes de trabalho no país, com mais de 65 mil ocorrências ao ano.

Para conferir todos os tópicos da NR 32 acesse o link do MTE.

1.092
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo