Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dicas > Capa 7/8 | Quando e como usar

Capa 7/8 | Quando e como usar

Veja as questões em torno do uso correto da capa 7/8.

Desde 2012, vêm-se discutindo o alcance da eficiência da capa 7/8 junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Buscando melhorar as regras quanto aos EPIs utilizados na indústria térmica e criar um sistema de alta confiabilidade, a Comissão Permanente Nacional de Segurança em Eletricidade (CPNSEE) e a Subcomissão Tripartite de Vestimentas têm estudado as normas internacionais quanto a agentes térmicos provenientes do arco elétrico e fogo repentino. A subcomissão realizou, inclusive, visitas a laboratórios de ensaio no Brasil e em diversos países, restabelecendo requisitos técnicos e normas para uma grande variedade de vestimentas. Entre elas, a capa 7/8.

Principal motivação

A capa 7/8, que até então era um equipamento usado eventualmente em zonas controladas ou de risco, passou a ser questionada pela subcomissão. Ainda que não tenham um parecer conclusivo a respeito, questiona-se a sua efetividade e consideram-se prematuras tanto a aprovação quanto a autorização deste EPI. E o que levou a esse questionamento é o histórico de acidentes ocorridos com trabalhadores que usavam a capa 7/8.

Riscos Elétricos

Ocorre que, segundo o comunicado XVII do Ministério do Trabalho, o que ocasionou a discussão sobre a vulnerabilidade na capa 7/8 é o fato de ela permitir a formação de uma onda de calor do tipo sino, ou seja: quando o trabalhador é exposto a arco elétrico ou fogo repentino, uma onda de calor entra por baixo da capa 7/8, causando queimaduras em diversas áreas do corpo e podendo até mesmo levar à morte. Isso fez com que a capa 7/8 perdesse o Certificado de Aprovação de Equipamentos de Proteção Individual (CA).

Para complementar a proteção

Por ter perdido o CA, a capa 7/8 não é mais considerada um EPI. Mas ela ainda oferece proteção, desde que utilizada como sobreposição a calças, camisas, blusões ¾ e macacões com os níveis de proteção adequados. Ou seja, contra arco elétrico e fogo repentino, a capa 7/8 deve ser utilizada apenas como uma proteção extra, não como a principal.

Onde Encontrar EPIs que completem a segurança da capa 7/8:

Você pode encontrar calças, blusões e o macacão de Nomex® no site da DuPont ou na ferramenta SafeSPEC

Clique nos links e saiba mais.

Veja também:

1.043
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo