Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dicas > Conheça as 5 principais causas de acidente com eletricidade

Conheça as 5 principais causas de acidente com eletricidade

As causas de acidentes com eletricidade vão muito além de choques e descargas elétricas. Descubra

Quando falamos sobre acidentes envolvendo eletricidade, não é difícil pensar em energização acidental, explosões, descargas ou contato direto com redes energizadas. Porém, as outras principais causas de acidentes no trabalho nessa área não são tão específicas quanto um choque. Quer saber quais são? Então confira!

Falta de treinamento técnico

Todo profissional da segurança no trabalho sabe a importância de capacitar seus colaboradores e de mantê-los em dia com as normas regulamentadoras, mas ainda assim, a falta de treinamento é um dos principais motivos de acidentes de trabalho. Para não correr esse risco, promova sempre debates, treinamentos e leve informação ao time. Indicar a leitura do Falando de Proteção é uma boa dica.

Não seguir os procedimentos exigidos

Esse motivo vem lado a lado com o anterior, afinal, se falta treinamento, dificilmente o colaborador executará suas funções cumprindo os procedimentos corretamente. Não é por acaso que esse é um dos principais motivos de acidentes nessa área.

imagem1

Falta de Comunicação 

Lembram quando falamos sobre a importância do DDS nesse post aqui? Então! Ressaltamos sua importância porque a comunicação, discussão e orientação dos funcionários precisa ser recorrente para que não ocasionem em possíveis acidentes. Quando o assunto é segurança, é preciso falar sempre.

Distrações

Toda função que oferece riscos precisa ser desenvolvida com o máximo de cautela e atenção, por isso é imprescindível que o profissional que atua nessa área esteja 100% focado. Na mesma proporção, é importante que a empresa ofereça um ambiente isento de distrações. Anotado?

Não usar os EPIs corretamente

É obrigatório, por lei, que a empresa forneça aos seus colaboradores todos os equipamentos necessários para funções de risco – e é igualmente obrigatório que os funcionários os utilizem. Os Equipamentos de Proteção Individual têm a função de proteger a vida do profissional no momento do trabalho e, por isso, ele jamais deve ser deixado de lado.

5.719
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo