Falando de Proteção | Conheça o case de Proteção Química do Frigorífico Better Beef - Falando de Proteção
Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Especial > Conheça o case de Proteção Química do Frigorífico Better Beef

Conheça o case de Proteção Química do Frigorífico Better Beef

Em abril de 2015, a Better Beef identificou que algumas áreas não possuíam o equipamento correto para proteger seus colaboradores da amônia. Hoje, eles são referência nesse tipo de proteção.

Ontem vocês conheceram um pouco do trabalho da equipe da Nissan em Proteção Mecânica, hoje, nós vamos falar sobre Proteção Química e sobre o case do Frigorífico Better Beef. Em abril de 2015, a empresa identificou que algumas áreas não possuíam o equipamento correto para proteger seus colaboradores da amônia, uma substância utilizada para refrigeração industrial. Foi então que o Técnico de Segurança no Trabalho, Fernando Rosalvo, juntamente com a Gerência de SIF e Controle de Qualidade, entrou em contato com a DuPont para realizar um treinamento especial na empresa. Após a consultoria prestada pela DuPont, constatou-se que a vestimenta de proteção Tychem® TK era a ideal para proteção contra amônia e, além da implantação do uso, foi elaborado um Plano Emergencial que capacitou os colaboradores para o resgate no caso de vazamentos.

O case, que foi o vencedor do Prêmio DuPont 2016, é a inspiração de hoje. Conversamos com Fernando Rosalvo, que compartilhou com a gente suas impressões sobre o macacão de Tychem®, seu treinamento de uso e, também, como foi ser vencedor de um dos principais eventos de segurança no Brasil.

tychem

A escolha do produto

“De acordo com a norma técnica do trabalho em frigoríficos e de acordo com a FISP, Setesb (e diversas outras associações), para esse tipo de ambiente, é necessário um investimento Nível A. Isso porque todos os frigoríficos no Brasil utilizam amônia para refrigeração. Por se tratar de um produto químico altamente tóxico, quem trabalha em frigorífico precisa utilizar proteção Nível A encapsulada – e foi por essa demanda que nós chegamos até a DuPont. Como eu sempre trabalhei na área e tenho contato com a marca desde que era estudante, nós não precisamos nem fazer testes com outras marcas para saber sobre a eficiência do Tychem® e o resultado, foi esse: viramos case”, conta Fernando.

Prêmio DuPont

“Eu inscrevi o meu case três vezes no Prêmio DuPont – e ganhei na terceira, em 2016. Eu fui muito persistente em meus projetos e acredito que esse reconhecimento só foi possível por causa do empenho da equipe e do Corpo de Bombeiros de Rancharia, que esteve presente em todos os nossos simulados (por lei, são exigidos dois por ano). Graças a essa parceria e apoio, temos conseguido alcançar a proteção de todas as pessoas no nosso ambiente industrial – e não tem nada mais gratificante”.

Assista abaixo a simulação de uso, enviada por Fernando.

Curtiu o case sobre Proteção Química? 
Então não perca o post de amanhã, pois traremos mais uma iniciativa inspiradora para você que também tem a segurança como principal interesse. 😉

325
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo