Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dicas > 5 posts para se conscientizar no Abril Verde

5 posts para se conscientizar no Abril Verde

Celebrada durante todo o mês, a data busca conscientizar sobre acidentes e doenças do trabalho. Confira nossos artigos nesse sentido!

Você conhece o Abril Verde? A campanha acontece todos os anos, no intuito de conscientizar e orientar sobre a prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

Aqui no Falando de Proteção, segurança no trabalho é um tema constante. Acreditamos que a melhor forma de garantir um ambiente de trabalho seguro é focar na prevenção de acidentes. Por isso, entendemos que o Abril Verde é uma campanha que não pode deixar de ser divulgada.

Dessa maneira, celebramos essa iniciativa e incentivamos você a tomar parte dela. Para tanto, trazemos uma lista de cinco posts abordando a questão da prevenção de acidentes de trabalho.

Além disso,  trazemos um rápido contexto do Abril Verde e os motivos dele se fazer tão necessário em nosso país.

Pronto para começar a leitura? Vamos lá!

Como surgiu o Abril Verde?

A data existe no mundo todo e tem origem em um acontecimento marcante da nossa história. Abril foi o mês escolhido para conscientizar sobre segurança no trabalho, pois nesse mês temos o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Celebrado em 28 de Abril,  a data surgiu quando, nesse mesmo dia, em 1969, aconteceu um dos maiores acidentes de trabalho da história. Na Virgínia, nos EUA, uma mina explodiu e causou a morte de 78 trabalhadores. Algo que poderia ser evitado, se houvesse mais atenção à segurança no trabalho.

Além disso, no dia 07 de abril celebramos o Dia Mundial da Saúde. A data foi criada em 1948 pela Organização Mundial da Saúde, e tem como objetivo conscientizar sobre qualidade de vida. E mais, fala sobre como saúde se refere a bem-estar, e não apenas a não estar doente.

Assim, abril ficou marcado como o mês para voltar nossos olhos e pensamentos para a prevenção de acidentes trabalhistas.

Qual a proposta do Abril Verde?

Os números envolvendo acidentes e doenças de trabalho pelo mundo são alarmantes – e, no Brasil, não é diferente. Apenas para se ter uma ideia, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), nosso país registra cerca de 4 mil mortes por ano nessa categoria.

O laço verde simboliza o movimento. (Imagem: Divulgação)

Procurando mudar esses números, a ideia do Abril Verde é mobilizar a sociedade sobre a importância da segurança no trabalho, além de orientar sobre maneiras de prevenir acidentes e doenças de trabalho.

Desse modo, o movimento conta com participações voluntárias, onde todos podem se engajar e tomar parte. No site do Abril Verde no Brasil é possível encontrar mais materiais de apoio que podem auxiliar na conscientização.

Os 5 posts que podem inspirar o Abril Verde da sua empresa:

Segurança no trabalho é um assunto que deve estar sempre em evidência dentro de uma empresa que zela por seus funcionários e seu patrimônio. Assim, que tal colocar na sua lista de leitura alguns artigos que podem auxiliar a implantar essa conscientização contínua no seu ambiente de trabalho?

O Abril Verde faz parte de uma iniciativa global para conscientizar sobre a saúde e segurança no trabalho. (Imagem: Divulgação)

Assim, conseguimos tornar o Abril Verde uma ideia perene, presente em todas as épocas do ano.

5. Qual a diferença entre incidente e acidente de trabalho?

Os termos são parecidos e bastante presentes quando falamos de segurança no trabalho. No entanto, acidente e incidente definem ocorrências bem diferentes dentro do ambiente trabalhista. Neste artigo, apontamos o significado de cada expressão e como usá-las corretamente ao reportar essas situações.

4. No Brasil, acontecem 22 acidentes de trabalho por hora

Um estudo recente do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostrou que a incidência de acidentes de trabalho no Brasil continua muito alta, apesar dos esforços de conscientização. Confira o que diz o MPT e como podemos fazer para mudar essa realidade.

3. Doenças ocupacionais: você sabe tudo sobre elas?

Muito se fala sobre os acidentes de trabalho, mas você sabia que as doenças ocupacionais também ocupam grande parte do registro de afastamentos no trabalho no Brasil? Lendo esse artigo, você aprende mais sobre o assunto, além de se informar sobre como minimizar essas ocorrências em seu trabalho.

2. Você sabe como a legislação brasileira pune quem não cumpre a Lei de Uso de EPIs?

Proveniente dos anos 70, a Lei de Uso de EPIs torna obrigatório o uso de equipamento de proteção individual em áreas de com alto risco de acidentes. Além disso, seu texto traz direcionamentos específicos para a punição prevista em caso do não-uso de EPIs nas situações exigidas pela lei. Um spoiler: as multas não são nada leves. Que tal ler nosso artigo e ficar por dentro de tudo?

1. Você sabia? Peças simples podem fazer mais pela sua proteção do que você imagina

Uma roupa “comum” pode garantir resistência contra chamas e riscos térmicos? Quando falamos de DuPont Protera®, a resposta é sim! Nesse post, você conhece essa tecnologia e pode conhecer o poder de uma vestimenta feita com material de ponta, feito para proteger e prevenir acidentes de trabalho.

Conclusão

Idealizado como uma iniciativa de todos para todos, o Abril Verde visa reduzir os acidentes de trabalho através da conscientização sobre segurança nesse meio. Desse modo, é possível usar o mês de abril como ponto focal da campanha de segurança da sua empresa.

No entanto, é imprescindível entender que segurança no trabalho é um assunto que deve ser constante no ambiente de trabalho. Por isso, trouxemos até você nossos 5 posts mais importantes sobre o tema. Desse modo, você pode se inteirar sobre o assunto e leva-lo para seus colegas, ampliando a conscientização pelo ano todo.

Gostou desse artigo? Continue com a gente para mais novidades sobre o tema!

0
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo