Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dia a Dia > DDS – Diálogo Diário de Segurança: O que é e qual a sua importância

DDS – Diálogo Diário de Segurança: O que é e qual a sua importância

Você já ouviu falar sobre DDS? A sigla significa Diálogo Diário de Segurança. Esse método […]

Você já ouviu falar sobre DDS? A sigla significa Diálogo Diário de Segurança. Esse método de segurança no trabalho é bastante simples, e foi criado para instruir os colaboradores a fim de prevenir acidentes, além de garantir a saúde e o bem-estar no ambiente. Sempre lembramos que a premissa é “prevenir é melhor do que remediar” quando se trata de segurança, e essa medida tem justamente esse objetivo. 

 

Por que o DDS é tão importante?

É fundamental que a empresa sempre instrua corretamente seus funcionários. Informação nunca é demais: quanto mais conhecimento abrangente sobre a área de segurança, maior a saúde e prevenção no ambiente. E para isso, separamos 3 dicas que vão ajudar você a desenvolver um bom DDS.

 

 

  • Faça um bom planejamento

 

Primeiramente, é importante que haja um bom planejamento e organização do DDS, para garantir resultados na prática. Também é essencial que o responsável pesquise sobre um assunto que desperte o interesse dos funcionários. Isso vai depender do ramo de atuação e dos riscos específicos da área da sua empresa. Devem ser abordados assuntos como as atividades exercidas, os fatores de risco e as formas de prevenção, como o uso de EPIs.

 

 

  • Aborde casos reais

 

Uma boa dica é pesquisar sobre acontecimentos e acidentes em sites de notícias, veículos de comunicação variados e até mesmo mencionar casos do dia a dia que você (ou a pessoa que irá falar sobre o assunto) tenha conhecimento. Mencione o motivo do acidente, o número de pessoas afetadas, a gravidade e como poderia ter sido evitado. É importante utilizar exemplos próximos para que o público veja a importância do Diálogo Diário de Segurança. Só tome cuidado com as notícias falsas, tá?

 

 

  • Seja claro e objetivo

 

Também é importante que tudo seja explicado de forma clara, didática e objetiva. Portanto, adeque a linguagem ao público – no caso, os funcionários, evitando termos muito técnicos

Lembrando que qualquer pessoa – uma ou mais pessoas – pode ministrar um DDS, desde que tenha conhecimento no assunto. É sempre interessante que haja credibilidade e, se possível, a participação de profissionais de áreas variadas, para ampliar o conhecimento de todos.

Outra dica atrativa é estimular a participação dos colaboradores, de forma que eles possam interagir e também “quebrar o gelo”, além de despertar mais interesse.

 

Quais os benefícios do Diálogo Diário de Segurança?

Essa medida preventiva é interessante tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Quando os funcionários se sentem seguros, tendem a produzir melhor, pois sabem que trabalham num local que zela pela sua saúde e integridade física.

 

O DDS parece simples, e realmente é. A DuPont, mais do que ninguém, sabe que compartilhar conhecimento e informação é sempre o melhor caminho para garantir a segurança no ambiente de trabalho.

Para isso, não é preciso muito empenho, trabalho ou gasto – basta a colaboração e participação de todos os envolvidos. Compartilhe essa ideia!

 

0
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo