Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Agenda > Dia de comemorar quem faz engenharia com os recursos do nosso planeta. 10 de Julho, dia do Engenheiro de Minas.

Dia de comemorar quem faz engenharia com os recursos do nosso planeta. 10 de Julho, dia do Engenheiro de Minas.

Chegou a semana de homenagear o Engenheiro de Minas, profissional que se dedica à pesquisa […]

Chegou a semana de homenagear o Engenheiro de Minas, profissional que se dedica à pesquisa e aos métodos corretos de aproveitamento de alguns minérios oferecidos pelo nosso planeta. Hoje, o Falando de Proteção vai alertar sobre a importância dos EPIs corretos nessa profissão.

Vamos listar algumas das diversas atividades que esses engenheiros podem exercer:

 

Prospecção: Área em que os engenheiros de minas trabalham junto com geólogos, com o objetivo de encontrar novos locais para a mineração.

 

Lavra: Aqui, os profissionais são responsáveis pela extração, planejamento e supervisão das minas.

 

Beneficiamento: Acompanham o tratamento dos minérios enquanto visam novos métodos para diminuir o impacto ambiental gerado pela atividade.

 

Recuperação Ambiental: Área destinada a projetos para reestabelecer as características originais do ambiente depois do processo de mineração.

 

Economia Mineral: Setor responsável por analisar a viabilidade técnica e os estudos mercadológicos dos projetos de mineração.

 

Infraestrutura: Esses profissionais trabalham na infraestrutura de distribuição de água, saneamento, ventilação, esgoto, exploração mineral, entre outros setores.

 

Pesquisa e desenvolvimento: Destinada a criar novas tecnologias para potencializar o processo de mineração.

O engenheiro de minas está exposto a diversos perigos diariamente – riscos físicos, químicos e biológicos, ou até mesmo explosões.

Por isso, é essencial que esse profissional utilize os EPIs obrigatórios e de qualidade, como capacetes, óculos, protetores auditivos, máscaras de respiração e vestimentas de segurança, visando sempre a segurança em primeiro lugar.

 

Esse trabalho apresenta uma importante atividade econômica no Brasil e emprega, anualmente, milhares de trabalhadores. Apesar de buscar excelência, estudos apurados e descobertas, toda atividade exercida pelo engenheiro de minas deve visar a preservação do meio ambiente e evitar as agressões ambientais. É pensar na inovação e nas descobertas, sem se esquecer da importância da natureza para o nosso futuro.

 

Esse é um oferecimento Kevlar® e Nomex®, que ajudam, diariamente, os engenheiros de minas a desvendar o nosso planeta através do estudo dos recursos naturais com comprometimento ambiental. Parabéns pelo seu trabalho, o mérito é seu e a segurança é por nossa conta!

0
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo