Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dia a Dia > 28/04 | Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

28/04 | Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

  O 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o […]

 

O 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória a 78 mineiros que morreram, em 1969, em decorrência de explosão em uma mina no estado da Virginia, nos Estados Unidos.

Uma luta constante

Mesmo com todas as discussões, Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, ainda são 270 milhões de vítimas de más condições trabalhistas no mundo. Deste total, mais de 1 milhão de casos ocorre no Brasil, que está em quarto lugar no número de mortes, atrás da China, Estados Unidos e Rússia.

O engenheiro de segurança no trabalho e conselheiro do CREA-RJ Evaldo Valladão Pereira considera o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho um marco na luta por melhorias. “É necessário que existam políticas públicas mais eficientes na garantia da prevenção dos acidentes e na fiscalização do cumprimento das normas”, afirma Valladão.

Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho para todos

Equipamentos e rotinas de trabalho estão sempre se transformando, especialmente pela frequente substituição de trabalho manual por máquinas, robôs e computadores.

Engana-se quem pensa que segurança no trabalho é assunto exclusivo de trabalhadores da indústria. O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho deve servir para a reflexão geral. Segundo Valadão, todos os trabalhadores estão vulneráveis.

No caso de trabalhadores da indústria, o uso correto de EPIs poderia reduzir muito esses acidentes, complementando os esforços de proteção coletiva. Mas, como nos mostra o site da Sebrae, é necessário reduzir acidentes de trabalho em todos as esferas.

Prevenções específicas

Neste olhar mais amplo sobre segurança no trabalho, o design adequado de máquinas, plataformas, paineis e equipamentos são tão importantes como o de uma cadeira ou mesa de trabalho.

Com tantas e tão frequentes mudanças e formas tão específicas de trabalhar corretamente, em todas as áreas trabalhistas, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é fundamental para se pensar em soluções que garantam um trabalho seguro a trabalhadores de todas as áreas.

1.349
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo