Falando de Proteção | EN 388: veja as mudanças das normas para proteção de cortes
Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dia a Dia > EN 388: veja as mudanças da norma para proteção de cortes

EN 388: veja as mudanças da norma para proteção de cortes

Entenda as melhorias adicionadas aos testes de luvas de proteção.

Em maio deste ano surgiram algumas novidades entre as normas globais para a proteção contra cortes que já estavam sendo implementadas nos Estados Unidos. Uma delas é a revisão da norma EN 388, uma norma europeia para luvas de proteção, garantindo maior transparência em relação à performance de luvas contra corte. A principal mudança é a implementação do método ISO 13997 para os testes de corte, pensando em substituir o teste Coupe no futuro.

EN 388: RESULTADOS MAIS CONSISTENTES 

A ISO 13997 foi implementada e desenvolvida para simular situações mais realistas. Até a revisão atual a norma EN 388 não possuía o método ISO como obrigatório, mas somente a realização do teste Coupe. Como o método Coupe utiliza lâminas para testar a resistência dos equipamentos de proteção. Como as lâminas são reutilizáveis, o teste Coupe pode apresentar falhas quando materiais de alta performance são testados, sendo então necessária a realização da ISO 13997.

CLASSIFICAÇÃO DE PROTEÇÃO

De acordo com a revisão, todos os resultados de resistência ao corte deverão ser reportados em Newtons e os níveis alcançados através da ISO 13997 (também conhecida como teste TDM-100) serão classificados de A até F, evitando qualquer tipo de confusão com os resultados obtidos pelo método Coupe que utiliza a numeração de 1 até 5.

Lembre-se: O TDM-100 e o teste Coupe não estão relacionados pois são testes diferentes.

O QUE MUDOU?

É importante ressaltar que o desempenho das luvas de proteção tem crescido muito nos últimos anos graças ao desenvolvimento de novas tecnologias e novos fios. A revisão da EN 388 ajudará você a escolher a proteção certa com muito mais precisão.

A PROTEÇÃO LENDÁRIA DE KEVLAR®

No dia a dia da indústria nossas mãos são as mais afetadas em acidentes de trabalho. Para atestar a superioridade das luvas de DuPont Kevlar® na resistência ao corte  foi realizado um teste TDM-100. Resistência ao Corte de Luvas Comuns em relação ao DuPont Kevlar®. Untitled-1DuPont Kevlar® oferece luvas leves e com o melhor desempenho possível. A nova linha de fios que contém Kevlar® Strech Armor e Kevlar® Strecht com diferentes níveis de proteção térmica e ao corte aliadas a alta durabilidade.

FIQUE POR DENTRO DE OUTRAS NOVIDADES

Para você saber tudo sobre as mudanças na norma EN 388, entender melhor a ISO 19337 e compreender também sobre a norma utilizada na América do Norte (ANSI/ISEA 105) faça o download do pdf aqui.

1.384
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo