Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dia a Dia > Brazil Road Show 2019 – Ensinando sobre o Anexo I das GMPs Europeias

Brazil Road Show 2019 – Ensinando sobre o Anexo I das GMPs Europeias

A DuPont realizou o Brazil Road Show 2019 para falar do “O novo Anexo I das GMPs Européias”. O evento aconteceu em 5 eventos, 5 cidades e 5 dias, 240 profissionais da área impactados.

O Brazil Road Show 2019 foi um projeto focado para a indústria farmacêutica, às farmácias hospitalares, biotecnologia e todas as novas áreas que trabalham com ambientes controlados e salas limpas; ou seja, empresas cuja fabricação serão produtos medicinais.

Esse projeto foi chamado de Brazil Road Show 2019 por sua característica peculiar: foram 5 eventos em 5 cidades em 5 dias. A sequência de cidades foi:

  • 13/05 – Paulínia/SP (no centro de Inovações da DuPont no Brasil);
  • 14/05 – Anápolis/GO (pólo farmacêutico)
  • 15/05 – Belo Horizonte/MG
  • 16/05 – Rio de Janeiro/RJ
  • 17/05 – São Paulo/SP

No total, o Brazil Road Show 2019 conseguiu interagir e passar os conceitos técnicos para mais de 240 pessoas. Este público era composto por responsáveis em qualidade e produção de indústrias farmacêuticas, farmaceutas de farmácias hospitalares e responsáveis técnicos no geral. O evento também contou com a participação da SBCC – a Sociedade Brasileira de Controle e Contaminação.

O tema principal do Brazil Road Show 2019 foi “O novo Anexo I das GMPs Européias”, que são as principais recomendações e guias para boas práticas na fabricação de produtos farmacêuticos e medicinais. Ela está sendo revisada (a última revisão data 10 anos atrás) e está trazendo diversas mudanças nos conceitos do controle de contaminação, principalmente na Análise de Risco e QRM (Gestão do Risco da Qualidade). Então o principal conceito na Brazil Road Show 2019 foi mostrar que, a partir de agora, as empresas precisar analisar proativamente os riscos internos de contaminação do produto que elas podem ter e também agir em termos de diminuição destes riscos por meio de estratégias de controle de contaminação.

Ensinando sobre o Anexo I das GMPs Europeias

Ensinando sobre o Anexo I das GMPs Europeias

 

Matts Ramstorp como autoridade na Brazil Road Show 2019
Para falar sobre este tema, foi chamado Matts Ramstorp, especialista em salas limpas há mais de 35 anos, PhD, professor da Suécia que já presidiu o ICCCS, além de possuir uma bibliografia assinada em seu nome e uma empresa de consultoria em salas limpas. Ramstorp participou por muito tempo no acompanhamento e desenvolvimento desta nova norma e a apresentou em primeira mão.

Em um segundo momento da Brazil Road Show 2019, Ramstorp também falou sobre a principal fonte de contaminação nas salas limpas: as pessoas. Ao abordar este assunto, ele citou todos os conceitos de contaminação pelas pessoas e também as estratégias de vestimenta de sala limpa, que é a última barreira de proteção entre as pessoas e o ambiente controlado. Para finalizar, Ramstorp falou sobre os principais métodos de teste e as tendências mundiais de utilização das diferentes tecnologias de proteção.

Matts Ramstorp como autoridade na Brazil Road Show 2019

Matts Ramstorp como autoridade na Brazil Road Show 2019

 

As diferenças entre vestimentas reutilizáveis e de uso único
Matheus Barbosa, Líder de Ambientes Controlados da DuPont para América Latina, também complementou o tema apresentando os principais conceitos e diferenças entre vestimentas reutilizáveis e vestimentas de uso único, bem como estratégias de análise de risco e estratégias de controle de contaminação quando se trata de vestimentas para salas limpas. “Ainda se precisa estudar e dar mais atenção a este tema, já que as pessoas são as maiores fontes e contaminação”, afirma Barbosa.

Matheus Barbosa explicando sobre vestimentas reutilizáveis e vestimentas de uso único

Matheus Barbosa explicando sobre vestimentas reutilizáveis e vestimentas de uso único

Este evento foi feito em parceria com a Sterilex, distribuidora oficial da DuPont, e a Berkshire, que também é uma empresa multinacional que produtos consumíveis para as salas limpas como Wipers ® e outros produtos para limpeza de ambientes controlados.

0
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo