Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Inovação > EPIs Sustentáveis | Além da Proteção

EPIs Sustentáveis | Além da Proteção

Conforto, design, tecnologia e proteção ao meio ambiente configuram-se como tendências na produção de EPIs sustentáveis.

sustentabilidade_header

Os EPIs sustentáveis nasceram de ideias recentes, quando a indústria mundial de equipamentos de proteção individual passou a ampliar seu olhar para além da segurança, considerando também conforto, design e sustentabilidade, especialmente no mercado de vestimentas.

Conforto também é segurança

sustentabilidade_1

Estudos recentes sugerem uma nova preocupação com a criação de EPIs sustentáveis que sejam confortáveis. Eles evidenciam uma nova percepção sobre o conforto, que passa a ser visto mais como uma necessidade. Trabalhadores de diversos pontos do planeta têm reivindicado vestimentas de trabalho que lhes garantam o conforto no dia a dia, sejam modernos e elegantes, além de protegerem sua integridade física. Curiosamente, essas pesquisas também revelaram que funcionários que consideram seus EPIs confortáveis e elegantes tendem a trabalhar de forma mais eficaz e oferecem menos resistência para utilizar as vestimentas.

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

sustentabilidade_3

Essa necessidade de conforto, unida a uma maior conscientização na utilização de matérias-primas e à tecnologia capaz de criar EPIs sustentáveis em tecidos de alto desempenho – incluindo modelos com controle de umidade e propriedades de regulação térmica – tornaram-se também poderosas ferramentas de vendas. E isso impulsiona a indústria mundial na criação de projetos cada vez mais inovadores.

Muitas indústrias têm preferido reaproveitar materiais, possibilitando o uso de resíduos pós-consumo para criar EPIs sustentáveis e modernos.

Tendências em EPIs Sustentáveis

Estamos presenciando pela primeira vez uma diminuição no uso de materiais derivados de petróleo, substituindo-os cada dia mais por materiais criados a partir de plantas, projetando resultados melhores em termos de proteção ambiental para o futuro. Assim, podemos esperar, cada vez mais, por EPIs sustentáveis que desempenhem múltiplas funções, considerando proteção, conforto, durabilidade, estética e respeito ao meio ambiente.

sustentabilidade_2

A DuPont sempre esteve à frente dessas tendências, oferecendo soluções científicas que atendem a todas essas necessidades, seja em equipes de primeiros socorros, forças policiais, técnicos de laboratório, operários de construção civil ou trabalhadores das mais diversas indústrias.

A fibra Nomex® é o maior exemplo disso.Visando o maior conforto possível, Nomex® passa por recursos de gestão de umidade, como teste de respirabilidade – que mede quanto o material deixa passar vapor d’água – e teste de permeabilidade ao ar – que calcula quanto ar passa pelo tecido – até que se atinja uma sensação seca na pele de quem usa a vestimenta.

Essa tecnologia permite uma performance melhor que o algodão ou o algodão quimicamente tratado, que resiste a apenas 50 lavagens, diferente de Nomex®, que mantém a permeabilidade do ar mesmo após mais de 200 lavagens.

1.205
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo