Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dicas > Importância do EPI correto | Cabeça, Pés e Alta Visibilidade

Importância do EPI correto | Cabeça, Pés e Alta Visibilidade

Cabeça, pés e roupas de alta visibilidade são temas do último post do especial sobre o EPI correto.

Nesse último post sobre a importância do EPI correto, vamos abordar a proteção para cabeça, pés e roupas de alta visibilidade.

Proteção Para Cabeça: Uso Correto do Capacete

Se a importância do EPI é fundamental em todas as áreas, imagine só para a cabeça, uma das partes mais expostas do trabalhador, especialmente na construção civil.

A utilização correta do capacete é uma medida simples e eficiente para evitar acidentes, especialmente decorrentes de quedas ou perfurações.

Pois além e proteger cabeça e crânio, os capacetes também trazem a importância do EPI para rosto, pescoço e ombros.

O capacete protege o trabalhador de:

  • Quedas e perfurações.
  • Quedas de objetos.
  • Respingos e Vazamentos.
  • Choques elétricos.

Importância do EPI: Dicas de como usar o capacete de forma adequada.

  • Use sempre o capacete com a aba frontal virada para frente.
  • Em caso de vento forte, prenda o capacete com fita adesiva, passando-a por baixo do pescoço.
  • Em caso de fissuras ou trincos no casco, considera-se o capacete inutilizável.
  • Nunca utilize bonés ou gorros junto do capacete. Eles diminuem a eficiência da proteção e colocam o trabalhador em risco.
  • Lave sempre o capacete com sabão neutro, para garantir sua longevidade.
  • Apenas use EPIs com certificado de aprovação.

Proteção para os Pés

Existem diversos protetores dos membros inferiores. A importância do EPI é determinada pela finalidade a que se destina:

Botinas de couro ou bota de cano médio: protegem contra torções, escoriações, derrapagens e umidade. Para conservá-las, recomenda-se engraxá-las com pasta de conservação de couro e armazená-las sempre em local limpo, longe de poeira e de umidade. Caso molhem, devem ser secas à sombra 

Botas de couro de cano longo: além de oferecerem a mesma proteção das botinas e botas de cano médio e obedecerem às mesmas regras de conservação, também protegem contra a ação de animais peçonhentos.

Botas de borracha de cano longo: protegem contra umidade, derrapagens e agentes químicos agressivos. Devem ser higienizadas com água e sabão neutro, sem que se esqueça de secá-las por dentro e por fora, com pano ou papel toalha. O armazenamento deve ocorrer longe de umidade, ação direta dos raios solares, produtos químicos, solventes, vapores e fumos. Para prolongar sua vida útil, essas botas nunca devem ser dobradas para não deformarem.

Perneiras de segurança: protegem as pernas contra objetos cortantes, perfurantes e da ação de animais peçonhentos. Devem ser engraxadas com pasta de conservação de couro e armazenadas em local limpo, longe de umidade e poeira, para melhor conservação. Como outros artigos de couro, devem secar à sombra se forem molhadas. Secá-las ao sol pode ressecá-las.

Roupas de Alta Visibilidade

A importância do EPI de alta visibilidade deve ser rigorosamente respeitada. Devem ser utilizadas para localizar trabalhadores em áreas de baixa visibilidade, locais de clima rigoroso ou para realçar importantes sinalizações, como por exemplo, em locais de trabalho que envolvam tráfego de veículos. Assim como no caso dos outros EPIs, os modelos correspondem à proteção indicada para cada risco.

Os coletes de alta visibilidade seguem o padrão amarelo fluorescente, gola em V e fechamento de contato na mesma cor do tecido. Devem também ser resistentes a lavagem doméstica.

Assim terminamos nossa trinca de posts sobre a importância do uso do EPI correto.

Veja também:

Uso correto do EPI | Proteção auricular e contra quedas

A Importância do EPI Correto

 

Quer saber mais sobre a importância do uso do EPI correto? Clique aqui e veja nosso infográfico sobre o Uso do EPI.

 

 

4.245
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo