Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dia a Dia > Trabalho em equipe: como os colaboradores podem ajudar na segurança do trabalho?

Trabalho em equipe: como os colaboradores podem ajudar na segurança do trabalho?

Investir em um ambiente seguro é importante, mas contar com a ajuda de todos no […]

Investir em um ambiente seguro é importante, mas contar com a ajuda de todos no trabalho em equipe é fundamental.

Nos últimos anos, diversos setores têm levado as normas de segurança no ambiente de trabalho mais à risca. Porém, mesmo com essa rigidez, o número de acidentes ainda é alarmante: entre lesões, ferimentos e até mortes, cerca de 700 mil pessoas sofrem acidentes no trabalho por ano no Brasil.

Tão importante quanto investir na segurança é contar com a colaboração dos funcionários na prevenção de acidentes. Pensando nisso, preparamos 5 dicas que todo colaborador pode pôr em prática para ajudar a manter um ambiente saudável e seguro para todos.

  • Atenção e foco!

Em trabalhos que envolvem riscos maiores, toda atenção é pouca. O segredo é evitar distrações desnecessárias como conversas e uso de celulares. Além disso, fique de olho no quanto você está conseguindo descansar por dia. O cansaço expõe o trabalhador a riscos ainda maiores. Foca na sua segurança!

  • Limpeza e organização

Inúmeros acidentes ocorrem por conta de desorganização na área de trabalho. Objetos que estão fora do lugar, ferramentas esquecidas no chão: pequenos descuidos do dia a dia podem ser a fonte de grandes perigos. Por isso, atenção sempre para manter as coisas em seus devidos lugares.

  • EPIs sempre!

Em trabalhos que envolvem riscos à saúde, é obrigatório o uso de Equipamentos de Proteção Individual – os EPIs. Eles são fundamentais para garantir o seu bem-estar e segurança, afinal, nunca se sabe quando um acidente pode acontecer, mas estar com o equipamento adequado é a melhor chance que você tem de sair ileso.

  • Conheça a CIPA

A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é um grupo de funcionários responsável por manter a segurança no trabalho. É ela que dá apoio a colaboradores lesionados e elabora ações para prevenir possíveis acidentes. Procure a CIPA da sua empresa e conheça quais ações de segurança são realizadas pela Comissão.

  • Acima de tudo, RESPONSABILIDADE!

Seja na hora de operar máquinas, se locomover pelos ambientes, organizar sua área de trabalho ou se vestir adequadamente para a sua atividade, lembre-se: a sua responsabilidade e comprometimento no dia a dia são essenciais para manter um ambiente seguro para você e todos os seus colegas.

 

A prevenção contra perigos no trabalho é um esforço diário e coletivo. E o primeiro passo para garantir o bem-estar de todos é saber que as suas atitudes fazem toda a diferença. Reforce essa ideia com os seus colegas, a segurança é fundamental para proteger os maiores bens de qualquer empresa: os colaboradores.

0
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo