Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dicas > Estrela de cinema: DuPont Nomex® nos filmes de ação

Estrela de cinema: DuPont Nomex® nos filmes de ação

Crucial nas cenas envolvendo fogo, DuPont™ Nomex® está presente em filmes que você nem imagina. Conheça esse material que protege das chamas.

Planejando sua vingança, a mocinha do filme incendeia um cinema inteiro com todos seus inimigos dentro. A cena é impactante e poucos saem vivos dali. Quando a cena é cortada e a gravação finalizada, nos bastidores está tudo bem. O fogo é real, mas graças aos equipamentos apropriados de proteção, nem atores, nem produção corre risco de morte.

Nos filmes, são constantes cenas como essa, tendo o fogo como principal personagem. Para produzir tais tomadas, uma estrela é comumente escalada, embora seu nome se mantenha quase no anonimato. Estamos falando do Nomex®, tecido não inflamável, de amplo uso na indústria e também no cinema. Extremamente leve, o material compõe a vestimenta que os atores usam para que possam gravar com segurança cenas envolvendo chamas.

Quer saber mais sobre como essas cenas são gravadas e como Nomex® torna possível que sejam executadas com o máximo de proteção? Continue a leitura!

Luzes, câmera, proteção! Como é feita uma cena de fogo com DuPont Nomex®

Quando você ver um ator em cena enfrentando o fogo, pode saber que ele está usando bem mais roupas do que aparenta estar.

Isso porque a roupa de Nomex® vai por baixo do figurino, sendo a barreira definitiva para proteger o corpo das chamas. Um detalhe importante é que a roupa Nomex® é sempre branca. E por um motivo: essa cor ajuda a refletir o calor e assim aliviar a alta temperatura para quem a usa, seja um ator ou um dublê.

Além do traje Nomex®, é necessário que se use também luvas, meias, tênis e até um capuz do tipo balaclava, em alguns casos, para que as outras partes do corpo também fiquem protegidas.

Por fim, os atores ainda usam um gel antifogo por todo o corpo. Esse item é útil pois, quando aquecido pelo fogo, esse gel se solidifica, formando uma espécie de segunda pele.

Ou seja, para se proteger em uma cena de fogo, é necessário usar gel antifogo, trajes Nomex®, luva, sapato, balaclava e aí então o figurino da cena. Bastante coisa, concorda?

E mesmo com toda essa proteção, isso não quer dizer que a cena pode durar para sempre. Tudo precisa ser feito o mais rápido possível, já que respirar é algo complicado em tais situações. Afinal, o fogo quando inalado pode queimar vias respiratórias e pulmões.

Desse modo, tudo é feito com muita rapidez e, em cenas mais longas, se usa um tubo de oxigênio, escondido entre o traje Nomex® e o figurino.

Assim, a proteção é garantida e os profissionais podem gravar as cenas de chamas com total segurança.

Nomex vs. algodão tratado: quem vence?

Em cena: exemplos de uso do material no cinema

Para o filme “Além da Morte”, a atriz Nina Dobrev conta que passou por uma preparação intensa para gravar as cenas de um incêndio ocorrido em um laboratório.

Em uma das cenas, a personagem da atriz pega fogo, tendo chamas se alastrando por todo o corpo. Ela conta que usou todos equipamentos adequados, desde o traje Nomex® até o gel antifogo pelo corpo, e ainda assim foi uma situação tensa. A cena precisou ser gravada cinco vezes e, por fim, foi cortada na edição. É possível assisti-la aqui.

Em outro caso icônico, um filme com uma cena de incêndio em um cinema antigo deu o que falar. Lembra aquela passagem que mencionamos aqui no começo desse artigo? Pois é, ela é do filme “Bastardos Inglórios” e deu muito trabalho para seus produtores. O que se conta dos bastidores da gravação é que o fogo praticamente destruiu o set, além de causar a internação do ator Eli Roth – que se recusou a usar os equipamentos de proteção adequados.

Nomex em campo de batalha.

Na ficção ou não, só DuPont Nomex® é capaz de garantir resistência contra chamas e calor

Nesse ponto da leitura, você deve estar se perguntando o que de tão especial Nomex® tem para garantir proteção única contra chamas e calor. A verdade é que não existe nenhum truque de cinema por trás disso. Se trata apenas de tecnologia.

As fibras Nomex® são usadas em um grande número de aplicações, sendo o mais comum como componente de equipamentos de proteção. Desse modo, o material é usado principalmente no vestuário de bombeiros, pilotos de avião, e outros profissionais cujo trabalho envolva risco de chamas. Não surpreende, então, o cinema ter descoberto seu uso para cenas perigosas nos filmes.

Isso porque DuPont Nomex® é uma fibra revolucionária, resistente a chamas e a calor, que reage ao calor intenso ao alterar suas propriedades para capturar mais energia no tecido. Desse modo, proporciona ao usuário valiosos segundos extras de proteção contra a transferência de calor.

Tal resistência é incorporada ao Nomex®, sendo que não se desgasta e é impossível removê-la com lavagem.  Além disso, Nomex® não derrete, não pinga e nem favorece a combustão.

Para se ter uma noção ainda mais aprofundada do alcance do material, confira esse vídeo de demonstração do DuPont Thermo-Man®, e veja o traje em ação. Você vai ficar impressionado!

Você sabe o que significa “tecido inerente”?

Conclusão…

Cenas de ação são sempre de tirar o fôlego, ainda mais as que envolvem fogo. Para poder produzi-las com toda a segurança, os cineastas se valem de equipamentos de proteção de ponta, como gel antifogo e trajes Nomex®.

Nomex®, aliás, é usado também por outros profissionais cujo trabalho envolve risco de chamas, como bombeiros e pilotos de avião. Por sua composição de tecnologia avançada, o material garante ampla proteção contra chamas e calor.

Assim, na próxima vez que uma cena tensa de chamas fizer seu coração disparar no cinema, lembre-se que Nomex® está lá para garantir que tudo ocorra bem!

0
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo