Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Especial > O Programa de Proteção às Mãos da Nissan do Brasil

O Programa de Proteção às Mãos da Nissan do Brasil

Conheça as ações de proteção desenvolvidas pela montadora que garantiram o primeiro lugar na categoria Corte e Abrasão do Prêmio DuPont 2015.

O combate aos acidentes de trabalho vem crescendo a cada ano no Brasil. As indústrias perceberam que pode-se haver um excelente retorno quando se investe em Saúde e Segurança dos Trabalhadores e essa cultura de promoção da saúde ajuda a diminuir os graves acidentes que acontecem nos mais variados setores das indústrias.

Em 2015 a DuPont decidiu premiar os melhores cases de promoção à segurança do trabalhador, e hoje o Falando de Proteção traz o case vencedor da categoria Corte e Abrasão da empresa Nissan, que promoveu uma intensa prevenção à segurança das mãos, a parte mais afetada do corpo em acidentes.

NISSAN: PROGRAMA DE PROTEÇÃO ÀS MÃOS

A implementação da política intensiva de prevenção às mãos começou em 2012, com a construção de sua fábrica, com o objetivo de proteger os trabalhadores contra cortes durante a manipulação das chapas, peças e rejeitos metálicos. O foco na prevenção é importante para a Nissan buscar a meta de zero acidentes.

A primeira etapa do Programa de Proteção às Mãos trouxe a necessidade de um EPI (Equipamento de Proteção Individual) que protegesse as mãos dos trabalhadores contra riscos mecânicos, riscos químicos e ou riscos biológicos. Após avaliar os riscos das atividades envolvidas, a empresa optou pelas luvas e mangotes de Kevlar® graças a sua durabilidade, conforto e custo-benefício.

Junto com a decisão de utilizar Kevlar® foram implementados alguns treinamentos voltados para percepção de riscos e conscientização dos colaboradores para cada situação de risco. Foram trabalhados os temas Proteção das Mãos, Utilização de EPI e Ergonomia para as mãos.

Outra medida muito importante adotada é a sinalização de segurança nos locais de trabalho para que os colaboradores sempre estejam informados sobre os riscos a que estão expostos.

Outras ações também foram desenvolvidas, como a Semana de Segurança das Mãos, realizada a cada 2 meses com atividades, palestras e jogos focado nas proteção das mãos, a Blitz da Segurança das Mãos que envolve toda a equipe de Segurança no Trabalho da Nissan para uma orientação prática em todos os setores da fábrica, o Diálogos Diários de Segurança (DDS) para que os supervisores orientem corretamente sua equipe sobre os temas de proteção discutidos no diário, juntamente com frequentes auditorias como a Patrulha de Segurança e Auditoria de Liderança.

RESULTADOS DO PROGRAMA

  • Nenhum afastamento por acidentes com as mãos em 2015.
  • 10 treinamentos sobre Proteção das Mãos.
  • Mais de 500 Patrulhas de Segurança realizadas.
  • Mais de 2600 auditorias de Liderança realizadas, sendo 647 apenas em 2015.
  • Melhor resultado em Segurança (Taxa de Frequencia de Acidentes de Trabalho) entre todas as Nissan das Américas.
  • 17 DDS realizados sobre as Proteções das Mãos.

O Programa de Prevenção das Mãos realizado pela Nissan fortalece o conceito de Segurança como algo que nunca pode ser deixado de lado. Graças a todo esse esforço a Nissan do Brasil foi a grande vencedora do Prêmio DuPont 2015 na categoria Corte e Abrasão.

1.604
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo