Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dicas > O que vem primeiro, o PCMSO ou o PPRA?

O que vem primeiro, o PCMSO ou o PPRA?

Depois desse post, você nunca mais terá dúvidas sobre o que vem primeiro

Para profissionais de segurança no trabalho, algumas perguntas são tão importantes quanto saber se o que vem primeiro é o ovo ou a galinha – e saber se PPRA vem antes de PCMSO é uma delas. Para uma rápida contextualização, o PCMSO é o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e o PPRA é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Ambos são exigidos pelo Ministério do Trabalho e, portanto, obrigatórios.

O PPRA é exigido pela NR 9 do Ministério do Trabalho e tem como objetivo prever, reconhecer, analisar e controlar os agentes de riscos ambientais dentro do espaço de trabalho.  Já o PCMSO tem foco na saúde ocupacional e é exigido pela NR 7. É com ela que os membros da CIPA solicitam exames médicos e criam campanhas internas, como a de vacinação, por exemplo. Ou seja, o PCMSO em foco integral o campo da saúde dos trabalhadores, enquanto o PPRA visa a preservação da saúde e integridade dos colaboradores.

trabalhador com capacete de segurança, olhando um mapa de risco

 

Sendo assim, qual dos dois deve ser feito com prioridade?

Levando em consideração que o PPRA tem a função de monitorar riscos e focar em medidas preventivas, é ele que servirá de base para o desenvolvimento e implementação da PCMSO, ou seja, ele deve ser feito antes. Isso porque, segundo a norma regulamentadora 7, no item 7.2.4, “O PCMSO deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais NR”.

E agora? Ficou mais claro? 🙂

1.226
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo

Tags