Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Especial > Os testes de performance e durabilidade em vestes antichamas

Os testes de performance e durabilidade em vestes antichamas

Na semana passada, compartilhamos com vocês o teste que o pessoal do Manual do Mundo […]

Na semana passada, compartilhamos com vocês o teste que o pessoal do Manual do Mundo realizou com as nossas roupas de Nomex® (se você não viu, clique aqui para assistir o vídeo). Hoje, também falaremos sobre proteção térmica – e sobre os riscos de explosões em indústrias.

Incêndios industriais podem começar por diferentes causas – química, elétrica, etc – e é por isso que medidas de proteção são sempre indispensáveis, desde os equipamentos, até a cultura – nós falamos um pouco sobre a ordem de procedimentos que resguardam a equipe nesse post aqui – e além do apoio de uma equipe especializada em incêndios, é fundamental que o equipamento utilizado ofereça a proteção e resistência necessária para salvar vidas em casos extremos.

Quando se trata de selecionar roupas resistentes a chamas, os resultados dos testes falam mais alto do que qualquer conteúdo que possamos produzir e compartilhar. É por isso que gerentes de segurança de um refinador, ou produtores de etanol, por exemplo, dependem de dados concretos para avaliar opções de roupas de proteção para seus funcionários.

Colocando Vestuário Antichama em Teste
Em outubro de 2016, um gerente de segurança viajou para testar o laboratório Thermo-Man® em Richmond, Virgínia, com 37 combinações diferentes de tecidos antichama de vários fabricantes. Ele queria ver como eles se sairiam quando testados no Thermo-Man® que, como vimos no vídeo, pode prever o número, a localização e a gravidade das lesões por queimadura resultantes de um incêndio instantâneo.

Entre as peças mais antigas a serem testadas, estava uma produzida com Nomex®, que havia sido colocada em campo em 1996. Como as chamas de 12 tochas de gás Big Bertha engoliram Thermo-Man® em um incêndio instantâneo simulado, o gerente de segurança não esperava que a roupa, que já tinha 20 anos, tivesse um grande desempenho – e o resultado o deixou surpreso. 

Imagens do ThermoMan®

Isso porque a peça de vestuário de 20 anos feita de Nomex® performou como se fosse nova – com as mesmas características de queima e previsão de lesões por queimadura de corpo. A fibra Nomex® não quebrou nem perdeu nenhuma de suas características. Mesmo depois de todos esses anos em serviço, ele performou como um produtonovo. 

Os resultados previstos de queimadura corporal após uma queimadura de três segundos (6,0 cal / cm2) da roupa de 20 anos com Nomex ® foram: 15% de queimadura corporal total com 9,02% de segundo grau e 5,74% de queimaduras de terceiro grau. (As queimaduras de terceiro grau previstas foram para o rosto e cabeça desprotegidos).

Visitas no local feitas pelo Thermo-Man ® fazem uma impressão duradoura
Desde aquela viagem a Richmond, o gerente de segurança organizou visitas no local da unidade de demonstração Thermo-Man® em seis refinarias de sua empresa na região Sudeste. Durante esses eventos, ele sempre testa o traje mais antigo que ele pode encontrar por causa das discussões que ele faz entre os trabalhadores.

“Eu tenho a unidade de demonstração Thermo-Man® em nossos sites para dar aos funcionários a oportunidade de ver esse tipo de teste em primeira mão, para que eles possam ver o que acontece em um incêndio e a importância de usar a roupa adequada”, disse o representante.

“É uma ótima experiência educacional porque o Thermo-Man® permite que os funcionários vejam como a roupa realmente se parece depois de uma queimadura e aprende como serão as previsões de percentual de corpo queimado. Descobri que, depois da experiência com o Thermo-Man®, os funcionários ganham uma nova apreciação pelas roupas antichama e entendem que precisam ser usadas todos os dias”. 

O padrão de ouro para vestuário antichama
“Eu escolhi o Nomex® para mim e para aqueles por quem eu sou responsável por proteger, afinal, sei, através da minha experiência em combate a incêndios, experiência industrial, testes e eventos reais de incêndio, que o Nomex® protege as pessoas”, acrescentou.

E você? Já testou seus materiais antichama? 😉

56
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo

Tags