Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Especial > Prêmio DuPont | Cobertura 1º dia

Prêmio DuPont | Cobertura 1º dia

Acompanhe o que rolou no primeiro dia da National Safety Council, feira que ocorre durante a viagem dos vencedores da 4ª edição do Prêmio DuPont.

Feira_header_dia1

Prêmio DuPont | A viagem

A DuPont reconhece e valoriza os profissionais que trabalham diariamente para prevenir acidentes de trabalho. Por isso, os vencedores da 4ª edição do Prêmio DuPont de Saúde e Segurança do Trabalho foram nossos convidados especiais para compartilhar seus conhecimentos e experiências durante uma viagem aos Estados Unidos, podendo acompanhar de perto a National Safety Council em Atlanta, além de conhecer o museu e a sede da DuPont em Wilmington – Delaware.

National Safety Council | 1º dia de feira

A National Safety Council é um evento que acontece anualmente, sendo considerada uma das maiores feiras de exposição do mundo no setor de saúde e segurança no trabalho. Existente há mais de 100 anos, diversos profissionais viajam até a NSC para encontrar empresas e tecnologias líderes de mercado, além dos mais novos lançamentos da indústria.

Nesta edição, o estande da DuPont trouxe ao público seus principais produtos para a área de vestimentas de proteção, dando destaque aos lançamentos de EPIs de proteção química. Lançado em outubro de 2014 no Brasil, o Tychem® ThermoPro é um produto inovador que fornece proteção tripla em uma única vestimenta: proteção térmica contra fogo repentino, proteção térmica contra arco elétrico e proteção química contra mais de 134 produtos. Outros destaques para a indústria foram o  Tyvek® 800 J e Tychem® F. Na linha de produtos de proteção térmica, um dos lançamentos foi o Nomex® MHP (veja mais neste outro post aqui no Blog).

TYVEK 800J_destaque

Inovações

Tyvek® 800 J: é a nova roupa de proteção química com fitas adicionais para os punhos, tornozelos, capuz e zíper – requisitos para atingir o aperto necessário para líquidos Tipo 3. Combina resistência a jatos pressurizados com a respirabilidade, durabilidade e conforto para realizar os mais diversos movimentos. Recomendado para limpezas profundas como manutenção de redes de esgoto e instalações petroquímicas.

——————-

Tychem® F: é uma vestimenta com uma película protetora laminada, feita de substrato de Tyvek®, que proporciona pelo menos 30 minutos de proteção contra mais de 181 produtos químicos, incluindo agentes químicos de guerra e tóxicos da indústria. Fortes, duráveis e leves, se apresentam com uma cor cinza de baixa visibilidade, sendo uma ótima escolha para técnicos de medicina emergencial e militares.

——————-

Uma das inovações que chamou a atenção dos participantes foi o chamado AccessPoint, do sistema Whiting Passport. O equipamento promete total controle do maquinário de uma empresa; usando uma tecnologia de cartões com chips, é possível controlar o acesso de pessoas que não estão autorizadas a operar a máquina.

“Achamos fantástico esse sistema, que não existe no Brasil. Como gestor de área, se eu quiser bloquear aquele equipamento por algum motivo específico, existe um outro crachá mestre pelo qual ninguém vai conseguir usar a máquina, pois ela vai estar bloqueada por esse crachá.” – explica Gabriel Souza, técnico de segurança da empresa Masisa. “Aqui nós conseguimos ter uma visão diferenciada de alguns Equipamentos de Proteção Individual, o que é bem válido para a nossa profissão” – completa o técnico.

fachada

Boas práticas

Quando questionados sobre o que mais chamou a atenção na feira, os vencedores do Prêmio DuPont citaram pontos como a boa organização e o profissionalismo dos consultores:

“É uma feira muito bem organizada, muito focada na necessidade da prevenção em si. É uma configuração um pouco diferente do que temos no Brasil. É interessante que o tipo de abordagem [dos expositores] é sempre em busca da solução para o cliente. Do ponto de vista de oferta de produtos e serviços, é muito clara e objetiva, sem a necessidade de intervenção de outros profissionais”. – aponta Cristian Manzur, Regional HSE Manager da empresa Parker.

Além disso, Cristian cita a troca de informações como uma das principais experiências que a feira proporciona:

“A troca de boas práticas é extremamente bem-vinda; ela te faz expandir o seu horizonte. Muitas vezes a gente se limita ao próprio ambiente, mas quando você escuta de outras grandes empresas alguma situação idêntica ou muito similar a algo que já viu em seu país, você percebe que precisa expandir essa boa prática”.

Equipe

Prêmio DuPont | Inscreva-se

Se você é um profissional da área de Saúde e Segurança no Trabalho, não perca as inscrições para a edição 2015 do Prêmio DuPont.

As inscrições vão até o dia 12/10. Veja mais no site: www.premiodupont.com.br

256
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo