Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dia a Dia > Principais NRs | Conheça a NR 4

Principais NRs | Conheça a NR 4

NR 4 é considerada uma das principais Normas Regulamentadoras e tem papel fundamental no combate aos acidentes de trabalho.

O Brasil é um dos países com um índice altíssimo de acidentes no trabalho. Para mudar esse cenário e melhorar as condições de trabalho num todo, foram criadas diversas NRs (Normas Regulamentadoras), cada uma com um determinado tema.

UMA DAS PRINCIPAIS NRS

A NR 4, considerada uma das três principais NRs segundo o Especialista em Segurança do Trabalho, Francisco Antonio Mergulhão, marca um dos passos mais importantes na prevenção de acidentes do trabalho.

Publicada em junho de 1978, e atualizada frequentemente desde então, a NR 4 obriga as empresas privadas e públicas a manter Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, os SESMT, responsável pela integridade física dos trabalhores. Essa medida é considerada muito importante, diz Mergulhão: “Empresas que, mesmo não precisando de SESMT, têm contratado o Profissional de Segurança para tornar o ambiente de trabalho mais seguro e harmonioso, diminuindo assim os acidentes e as perdas advindas dele”.

Com 20 tópicos e sendo frequentemente atualizada, a NR 4 é uma das principais ferramentas para ajudar na diminuição de acidentes na rotina dos trabalhadores.

Para conferir na íntegra os tópicos da NR4 basta acessar o pdf do Ministério do Trabalho e Previdência Social através deste link.

1.017
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo