Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dia a Dia > Principais NRs | Conheça a NR12

Principais NRs | Conheça a NR12

Fique por dentro da segunda parte das principais NRs e saiba mais sobre a NR12.

A automação industrial está presente na sociedade moderna desde a época da revolução industrial. A utilização de máquinas e equipamentos específicos para determinadas funções ajudou no crescimento das industrias e no desenvolvimento de novas funções. Hoje essas máquinas estão presentes em escala global na vida de milhões de trabalhadores.

Apesar de todo esse desenvolvimento tecnológico ter facilitado diversos processos, com ele veio um novo perigo: acidentes de trabalho envolvendo máquinas. Graças à isso, hoje existe a NR12.

ENTENDA A NR12

A NR12 é considerada uma das principais NRs. Esta norma regulamentadora é a responsável por definir referencias técnicas, princípios e medidas de proteção que venham garantir a saúde e integridade física dos colaboradores da empresa, estabelecendo riscos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho, envolvendo as fases de projeto e utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos.

A importância da NR12 é imensurável. Em 2013, somente 11 tipos de máquinas e equipamentos provocaram mais de 55 mil acidentes, representando 10% dos acidentes de trabalho naquele ano.

RESISTÊNCIA DA INDÚSTRIA

Apesar de sua importância, a NR12 ainda enfrenta problemas na indústria. Questões como a retroatividade na fiscalização, que prejudica algumas empresas, e a dificuldade financeira para adequar todos os equipamentos num curto período de tempo.

Atualmente representantes da indústria encaminharam uma proposta com 3 itens, com o fim da retroatividade, a distinção entre fabricante e usuário, sendo a responsabilidade da segurança do fabricante no ato da fabricação, e o tratamento diferenciado para PMEs.

Você pode conferir todos os itens da NR12 e seus anexos através deste link disponível no Ministério do Trabalho.

1.694
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo