Falando de Proteção | Principais NRs | NR 35 - Falando de Proteção
Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dia a Dia > Principais NRs | NR 35

Principais NRs | NR 35

Entenda as mudanças no dia a dia de quem trabalha nas alturas com a NR 35.

O trabalho desenvolvido em alturas é um dos mais perigosos. Alturas que ultrapassam mais de 2 metros deixam o trabalhador exposto a um risco muito alto de queda, além de outros riscos de acordo com a tarefa desempenhada por profissionais de diversas áreas.

A NR35 é a responsável por garantir os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo a etapa de planejamento, organização e execução, garantindo a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos nesta atividade.

O PERIGO DA ALTURA

Em 2013, 40% dos acidentes de trabalho estavam relacionados a quedas de trabalhadores em altura, e para combater esses dados,  em 2012, a NR35 foi publicada.

Com diversos pontos importantes, a NR 35 vai ajudar na diminuição rápida desse índice de acidentes,  utilizando o desenvolvimento de procedimentos operacionais em atividades rotineiras, assegurar a supervisão dos trabalhos em altura através de uma análise de risco detalhada, e claro, o cumprimento dos demais temas.

Outro ponto importante desta NR é a obrigatoriedade pela empresa do fornecimento de um treinamento específico para o desempenho da função. A carga horaria deve ser no mínimo de 8 horas e inclui algumas exigências por parte do trabalhador.

A dificuldade fica por parte de algumas instituições, que por vezes se limita apenas a aplicar o conteúdo básico do treinamento, sem observar as reais necessidades e a realidade do trabalho dos trabalhadores, variantes de acordo com a função desempenhada. Nesses casos, um profissional da área de SST poderia ajudar a melhorar o treinamento em caso de necessidade.

Para você entender a NR35 por completo, basta acessar este link e se aprofundar no tema.

612
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo