Falando de Proteção | Proteção Individual na Agricultura - Falando de Proteção
Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dia a Dia > Proteção Individual na Agricultura

Proteção Individual na Agricultura

Trabalhadores do setor agrícola acabam enfrentando dois tipos perigosos de risco e precisam de uma proteção especial.

Atualmente a agricultura pode ser considerada uma das profissões mais perigosas que temos, exigindo um alto grau de proteção dos trabalhadores. Ao todo são utilizadas 23.000 toneladas de pesticidas, herbecidas e outros somente para preservar safras.

Além disso, os trabalhadores estão expostos muitas vezes a doenças virais que são típicas de animais, como a gripe suína, febre aftosa, peste aviária, etc. Pessoas que trabalham em contato com animais infectados podem se tornar facilmente portadores do vírus através de uma transmissão cruzada.

Por isso é muito importante garantir a proteção correta contra produtos fitossanitários (produtos utilizados na preservação das safras). Você deve sempre estar atento para vestimentas de proteção contra produtos químicos.

Os recomendados são: Categoria CE III tipo 4, contra aerossóis líquidos aquosos, tipo 5 contra ingredientes ativos na forma de partículas sólidas e tipo 6, limitada contra spray líquido.

Seja em caso de exposição leve (visitantes, equipe de manutenção, inspetores, trabalhadores que usam aplicadores ou manuseio de plantas tratadas) ou intensa (tratadores e trabalhadores que preparam misturas de spray), a utilização correta dos EPIs fornece segurança extra.

PROTEÇÃO: O PAPEL DO SAFESPEC

É sempre importante observar os dados de permeação química para decidir qual o EPI correto de acordo com o produto fitossanitário utilizado, e você pode consultar qual a  vestimenta de proteção mais indicada através do SafeSPEC: http://safespec.dupont.com.br/

PERIGOS CARREGADOS POR ANIMAIS

Com o constante contato com animais, nós podemos carregar diversas partículas infecciosas. Para proteger constantemente visitantes e trabalhadores é necessário utilizar o DuPont Tyvek® Plus, a vestimenta certa para prevenir a transmissão cruzada e bloquear partículas de tamanho pequeno.

Diferente de outros materiais que possuem costuras inadequadas, o Tyvek® Classic possui costuras termosseladas que dão um nível de proteção maior, sendo a solução ideal em situações onde a descontaminação seca não for necessária.

No caso de veterinários, fazendeiros e outros trabalhadores que têm contato direto com animais vivos, fezes infectadas ou até animais mortos, a roupa de proteção mais recomendada é o DuPont Tychem® C, aprovado em todos os testes de barreira biológica de acordo com o EM 14126.

Com todas essas informações é possível se traçar um plano de proteção para o trabalho na agricultura.

Fique por dentro de todas as novidades da plataforma Falando de Proteção. Clique aqui e assine a nossa newsletter.

105
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo