Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dicas > Qual a diferença entre incidente e acidente de trabalho?

Qual a diferença entre incidente e acidente de trabalho?

Incidente e acidente é a mesma coisa? A seguir, explicamos as diferenças entre essas expressões e suas aplicações dentro do ambiente de trabalho.

Quando os termos são parecidos, é muito fácil se confundir e acabar se expressando erroneamente. No ambiente de trabalho, temos jargões que por sua similaridade de origem e grafia acabam gerando dúvida quanto ao significado.

É o caso de “acidente” e “incidente”. Você sabe o significado real dessas palavras quando se trata de segurança no trabalho? Embora parecidas, elas dizem respeito a ocorrências diferentes.

Para saber mais, continue a leitura. Traremos a explicação para cada termo, além de exemplos práticos da diferença entre acidente e incidente. Vamos lá?

O que caracteriza o acidente de trabalho?

Conforme prega a legislação trabalhista brasileira, o que caracteriza um acidente de trabalho é a ocorrência de eventos durante a execução de trabalho a serviço de uma empresa – seja fora ou dentro dela – que provoquem lesão física ou qualquer tipo de perturbação imprevista.

Ou seja, o acidente de trabalho é aquele acontecimento inesperado que interrompe a rotina profissional, levando a lesões corporais por parte do empregado ou até prejuízo material para a empresa.

A importância de fiscalizar os EPIs.

Você sabe quais são as principais causas de acidente de trabalho?

O que é um incidente de trabalho?

Já o incidente de trabalho, por outro lado, tem uma natureza mais amena. Assim como o acidente, o incidente também ocorre de maneira inesperada. No entanto, seu diferencial é que ele não chega a ser totalmente prejudicial.

Ou seja, se trata do evento que não causa lesão ou dano, mas poderia vir a causar. Por isso, o incidente é considerado como um quase acidente.

Acidente x Incidente: um exemplo prático

Para deixar mais clara a diferença entre acidente e incidente dentro do ambiente do trabalho, considere o exemplo:

Imagine que um funcionário carrega uma caixa de um departamento até outro. No meio do caminho, ele deixa a caixa cair, sem querer, de maneira imprevista.

Se esse evento não causar nenhum dano físico ao funcionário ou de material para a empresa, se trata de um incidente.

Por outro lado, se esse acontecimento acarretar em lesão física ao trabalhador – se a caixa cair em seu pé e o machucar, por exemplo – ou prejuízo no ambiente de trabalho (inutilização de material é uma das possibilidades), se trata de um acidente.

Os acidentes de trabalho mais comuns na construção civil.

Acontece mais do que se imagina: acidentes de trânsito com músicos.

 A questão de Brumadinho

Falando em acidente e incidente de trabalho, vale pontuar que a tragédia de Brumadinho se relaciona a esses termos. No entanto, o que aconteceu na barragem assume proporções ainda maiores.

Por sua dimensão, o acontecimento já está sendo considerado o maior acidente de trabalho da história do país.

Enquanto o país e as autoridades se mobilizam em apoiar as vítimas, vale lembrar da importância da segurança no trabalho, que tange não apenas ao uso de EPIs, mas na garantia de um ambiente seguro para seus trabalhadores.

Acidente não é incidente!

Para concluir, acidente e incidente são mesmo palavras parecidas. Porém, a diferença entre um e outro é crucial.

Assim, o acidente fala de eventos imprevistos que podem gerar lesões corporais ou danos materiais para funcionário ou empresa.

Já o incidente é quando esses eventos imprevistos acontecem, mas não chegam a gerar dano.

Para todos os casos, a segurança no trabalho é fundamental, principalmente na forma do uso correto de EPIs, que pode ajudar a evitar tais transtornos.

Ficou mais claro agora? Continue com a gente para mais conteúdos como esse!

1.118
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo