Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dia a Dia > Riscos em montadoras de carros: você conhece os EPIs mais adequados? Saiba mais sobre os principais riscos de trabalho na indústria automotiva e a melhor maneira de evitá-los com equipamentos de proteção.

Riscos em montadoras de carros: você conhece os EPIs mais adequados? Saiba mais sobre os principais riscos de trabalho na indústria automotiva e a melhor maneira de evitá-los com equipamentos de proteção.

A frase “prevenir é melhor que remediar” é uma realidade quando falamos de segurança e […]

A frase “prevenir é melhor que remediar” é uma realidade quando falamos de segurança e proteção. E, quando se trata de um local de trabalho de alto riscos em montadoras de carros, os cuidados devem ser ainda maiores. Os trabalhadores da indústria automotiva realizam processos relacionados ao design, desenvolvimento e fabricação dos carros. Para isso, utilizam ferramentas de risco, como máquinas de corte, furadeiras, pistolas de solda, etc.

A gente sabe melhor do que ninguém que o uso dos EPIs corretos garante a proteção dos trabalhadores e a qualidade do serviço prestado. Por isso, preparamos algumas dicas essenciais que vão fazer toda a diferença na hora de manter seus funcionários e seu negócio automotivo em segurança, além de ser o melhor caminho para se manter dentro das regras previstas em lei.

 

Quais são os riscos envolvidos na indústria automotiva? E quais são os equipamentos de proteção mais adequados?

  1. Proteção para a cabeça

Os trabalhadores da indústria automotiva costumam realizar várias atividades em escadas ou plataformas. Há o risco de queda tanto do trabalhador quanto de ferramentas em cima de outros funcionários. Por isso, o uso de capacetes é essencial.

  1. Proteção para os pés

É importante o uso de calçados adequados, como botas com biqueiras de aço, para proteger os pés contra acidentes causados por manuseio de máquinas, movimentos repetitivos ou queda de objetos pesados.

  1. Proteção do rosto e olhos

Óculos de proteção e máscaras são muito importantes para proteger o rosto e os olhos contra partículas de soldagem, queimaduras, produtos químicos e afins. Além disso, também evitam o contato com possíveis agentes tóxicos.

  1. Proteção auditiva

Em ambientes automotivos, é comum que o trabalhador seja exposto a ruídos excessivamente altos, o que pode resultar em danos auditivos. Além do armazenamento correto de máquinas barulhentas, é importante o uso de protetores auriculares para prevenir problemas futuros.

  1. Proteção do corpo e mãos

Como esse tipo de trabalhador está exposto a um ambiente de risco que exige proteção integral, é essencial a utilização de equipamentos como calças, jaquetas, aventais e luvas. Nesses casos, uma das melhores soluções é utilizar macacões que protegem o corpo inteiro, como DuPont Tyvek® e Nomex®, além de luvas versáteis que protejam tanto de cortes quanto de abrasões, que é o caso de DuPont Kevlar®.

 

A primeira medida a ser tomada pela empresa é realizar uma avaliação de riscos e garantir a total segurança de alto padrão para proteger seus funcionários. Também, não podemos nos esquecer da importância de orientar os trabalhadores em relação ao uso dos equipamentos apropriados, dando instruções de como utilizar e realizar a manutenção dos EPIs de forma adequada.

Tomando todos esses cuidados, os riscos diminuem consideravelmente, e o ambiente fica mais seguro e saudável para todos.

0
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo