Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dicas > Confira 5 dicas infalíveis para a sua gestão de SST

Confira 5 dicas infalíveis para a sua gestão de SST

Uma gestão bem-feita de Saúde e Segurança do Trabalho pode manter você longe das estatísticas de acidentes de trabalho. Siga essas dicas.

Dentro de uma empresa, a área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é formada por profissionais que buscam implementar práticas que garantam a integridade física e mental dos funcionários. Se trata de um esforço fundamental, sobretudo em indústrias e fábricas. Além disso, é um trabalho constante, já que a dinâmica das empresas está sempre em evolução, sempre mudando.

Nesse cenário, a equipe de SST trabalha principalmente em duas bases iniciais: prevenir e conscientizar. Assim, é feito um esforço em trazer para os funcionários a noção de que um ambiente de trabalho seguro depende também de cada um.

Desse modo, é sempre interessante buscar novas maneiras de se reforçar essa mentalidade em todos e assim garantir uma boa gestão de SST. A seguir, apresentamos algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de montar seu plano de ação. Continue a leitura!

5. Coletividade acima da individualidade

A área de Saúde e Segurança do Trabalhador atua visando proteger cada um dos trabalhadores de uma empresa. No entanto, sua atuação é sempre pensada em todos. Ou seja, as medidas tomadas pela SST em sua gerência devem priorizar a coletividade. Esse é o padrão. O que for decidido, será decidido pelo bem de todos. Ter isso em mente ajuda a dar um norte para a política de SST que sua empresa empregará. Além disso, serve como constante lembrança do motivo da área em si existir.

A gestão de SST é boa para empresas. Entenda os motivos.

4. Conscientizar, conscientizar e conscientizar

Não tem jeito, sem conscientização uma boa gestão de SST simplesmente não existe. É fundamental que seus funcionários entendam a razão do programa existir e como ele funciona. Para tanto, é preciso sistematicamente enfatizar o SST na empresa, de maneira cotidiana. Pode ser através de comunicação visual, cursos, palestras, informes digitais e demais ferramentas que auxiliem nessa propagação de ideias. O importante é que o trabalhador esteja sempre consciente do SST que existe dentro do seu local de trabalho – e quais são as suas práticas.

Conscientizar os funcionários é a melhor forma de garantir um ambiente seguro para todos.

3. Profissionais qualificados fazem a diferença

Quem forma a equipe de gestão de SST da sua empresa? Qual a especialização deles? É crucial que esses profissionais sejam qualificados para exercer suas funções com total competência. Afinal, com pessoas que entendem do que estão falando, fica bem mais fácil passar uma mensagem absolutamente clara para o restante do time.

10 posts com lições de SST para implementar agora!

2. Integrar dados entre setores é tudo no SST!

A equipe de SST não trabalha apenas para um setor só. Afinal, embora haja foco em uma área, o sistema deve ser amplo o suficiente para atender e abarcar a todos. Desse modo, ter somente as informações de uma área da empresa para gerir uma gestão de SST não faz sentido. É importante ter dados de todas as partes da empresa, do RH ao Produto, do chão de fábrica ao escritório, para entender como o SST pode ser o mais efetivo possível para todos.

Quando todos trabalham juntos, todos trabalham melhor!

1. Faça um Mapa de Risco

Sua empresa já tem Mapa de Risco? Se trata de uma ferramenta que pode auxiliar e muito a sua equipe a estruturar a gestão do SST da marca. Com o Mapa de Risco, é possível compreender de modo mais amplo como a empresa trabalha, e assim traçar um diagnóstico dos perigos de cada setor. Tendo esse diagnóstico em mãos, sua equipe de SST pode fundamentar seu trabalho com muito mais propriedade.

Aprenda a fazer o Mapa de Risco e saiba mais sobre seus benefícios com esse artigo.

Concluindo

Além de uma obrigação, a área de Saúde e Segurança do Trabalhador é excelente ferramenta para manter seus funcionários seguros e conscientes de suas atividades no local de trabalho.

Desenvolver uma boa gestão de SST é um trabalho diário, constante. No entanto, é um esforço que se mostra válido. Afinal, se bem-feita, uma boa gestão de SST é o que vai fazer a sua empresa se manter longe das estatísticas de acidente de trabalho e doenças ocupacionais.

Gostou desse artigo? Continue com a gente para mais novidades sobre o tema.

0
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo