Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dia a Dia > DuPont realiza testes de longo prazo com Nomex®

DuPont realiza testes de longo prazo com Nomex®

Objetivo é avaliar o desempenho da última geração de trajes de DuPont™ Nomex®.

Em 2009 a DuPont começou um novo teste de longo prazo com o objetivo de avaliar o desempenho dos trajes de proteção DuPont Nomex®.

Para fazer essa avaliação, os trajes de Nomex® foram fornecidos à RAGTAL (Regionale Atemschutz-Geräte-Träger-Ausbildungsanlage, localizada em Luxemburgo), uma instalação que treina bombeiros em toda a Europa com programas de treinamento que consistem em experimentar uma série de táticas a serem adotadas para enfrentar um incêndio nas mais diversas situações, resgates de emergência em condições extremas, etc.

Com a exigência física do treinamento, o uso de equipamentos de proteção individual  é importante, principalmente para os instrutores que comandam aproximadamente 1.000 alunos por ano. É por isso que os instrutores das equipes utilizam Nomex®, que além de oferecer uma resistência excepcional contra chamas e calor, é extremamente durável, ajudando no desempenho dos treinamentos.

MUDANÇAS NO DESIGN

Os instrutores de CFB (Combat Fire Behavior, Comportamento no Combate ao Fogo, em português) utilizam um traje de proteção de Nomex® diferenciado. Esse traje é o resultado de um projeto de dois anos desenvolvido pela DuPont em conjunto com seis parceiros o fabricante de tecidos Fritsche e os fabricantes de trajes: Consultiv, Isotemp-Vorndamme, S-Gard, Texport e Viking.

Essas modificações foram feitas para atender aos requisitos especiais do treinamento, e cada uma das roupas contêm uma camada externa de Nomex®.

TESTE EM CONDIÇÕES REAIS

Para testar o uso e conforto de Nomex® os instrutores de CFB submetem o traje a condições extremas. Após cada sessão de treinamento os registros da qualidade das roupas de proteção é registrado.

Toda a experiência com a proteção e conforto do Nomex®, assim como o desempenho da membrane e todos os materiais que foram utilizados no treinamento são reportados para os fabricantes e para a DuPont analisarem.

Esses dados irão servir de base para o aprimoramento dos equipamentos de proteção feitos de Nomex®, ajudando a aumentar o conforto dos trajes de alto desempenho que estarão presentes na próxima geração das vestimentas para combate a incêndios.

Quer saber mais? Fique por dentro das novidades do Falando de Proteção. Assine nossa newsletter.

99
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo