Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Especial > Websérie Tyvek®: vestimenta reutilizável X vestimenta de uso limitado, qual protege mais?

Websérie Tyvek®: vestimenta reutilizável X vestimenta de uso limitado, qual protege mais?

Vestimenta reutilizável ou vestimenta de uso limitado, qual a melhor? Já está no ar o […]

Vestimenta reutilizável ou vestimenta de uso limitado, qual a melhor? Já está no ar o segundo episódio da websérie DuPont Tyvek®No episódio anterior, mostramos na prática se apenas o Certificado de Aprovação é suficiente para garantir a segurança dos trabalhadores. No vídeo de hoje, mostraremos as principais diferenças entre vestimenta reutilizável e vestimenta de uso limitado. Assista agora mesmo!

No vídeo acima, fica mais fácil entender a quais riscos o trabalhador está exposto ao utilizar uma vestimenta reutilizável e uma de uso limitado. No caso da reutilizável, o nome pode parecer atrativo, mas as aparências enganam! Geralmente feita de tecido, esse tipo de vestimenta recebe um tratamento químico externo para alcançar o nível de proteção adequado que se desgasta ao longo da utilização, lavagem e esterilização. É aí que mora o perigo: isso faz com que a barreira de proteção seja menos efetiva ao longo do ciclo de uso.

Outra grande diferença é a estrutura do material. A vestimenta reutilizável tem tramas de fios na horizontal e na vertical, que formam um diâmetro de poro de pelo menos 5 mícrons quando novas, ou seja, naturalmente essa vestimenta não possui uma barreira efetiva contra partículas sólidas, tanto que nenhuma vestimenta reutilizável é aprovada no teste Tipo 5 no Certificado de Aprovação.

Já a vestimenta de uso limitado DuPont Tyvek® é feita de polietileno, um não-tecido, sendo confeccionada exclusivamente para garantir a segurança dos trabalhadores em todos os usos. Ao contrário da vestimenta reutilizável, a vestimenta de uso limitado DuPont Tyvek® é aprovada em todos os tipos de teste no Certificado de Aprovação, elevando assim a proteção da equipe durante as jornadas de trabalho.

Vale lembrar que outro grande problema do EPI reutilizável é a gestão interna. Primeiro, porque a maioria dos contratos não é flexível quanto à variação no uso e demanda. Segundo, porque essa vestimenta pode rasgar ou se perder, gerando custos adicionais para a empresa. Portanto, na hora de comparar qual o melhor tipo de vestimenta, é necessário que além de todos os fatores de proteção, também sejam levados em conta os custos adicionais envolvidos de uma gestão de contrato de reutilizável.

E aí, gostou? Fique de olho no nosso blog para não perder nenhum conteúdo sobre segurança do trabalho! Na próxima semana, você irá descobrir um pouco mais sobre a performance do DuPont Tyvek® comparado a outros materiais. Até lá!

0
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo