Fique por dentro de todas as novidades. Inscreva-se agora!
x
Preencha os campos abaixo e cadastre-se!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todos
os materiais do Falando de Proteção em sua caixa de e-mail


home > Dia a Dia > Você sabe como descartar seu EPI de forma correta?

Você sabe como descartar seu EPI de forma correta?

Saiba como e quando descartar seu EPI. Para manter a segurança no local de trabalho, […]

Saiba como e quando descartar seu EPI.

Para manter a segurança no local de trabalho, não basta saber utilizar o EPI: é preciso entender também quando e como descartá-lo. Há alguns procedimentos e regras para descartar seu EPI de forma correta. Lembrando que equipamentos de segurança descartáveis (de uso único) jamais devem ser reutilizados, pois há o risco de contaminação devido a resíduos remanescentes do uso anterior, ou mesmo de produtos e substâncias capazes de penetrar EPIs deteriorados devido à reutilização.

Já quando falamos de equipamentos de proteção reutilizáveis, alguns cuidados devem ser tomados. Além disso, é sempre essencial seguir as instruções de cada fabricante.

Como saber qual o momento certo de descartar o EPI?

O armazenamento incorreto é um dos fatores que resulta no descarte dos equipamentos. Por isso, é importante tomar todas as precauções necessárias.

Veja como cuidar e armazenar seu EPI corretamente para que dure mais.

O ideal é que a empresa faça uma verificação dos equipamentos de segurança com certa frequência, evitando a utilização de artefatos impróprios para uso e garantindo, assim, a segurança de todos. É indispensável estar sempre atento a possíveis condições que os tornam impróprios para uso, como mostra a imagem abaixo.

 

Como fazer o descarte correto do EPI?

EPIs que não sofreram contaminação podem ser separados de acordo com seu material para possível reciclagem, e até mesmo serem depositados no lixo comum. Já EPIs de proteção química e biológica, sujeitos à contaminação, devem ser descartados separadamente. Em ambos os casos, vale a pena conferir o PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) da sua empresa, que deverá orientar seus colaboradores a como fazer o descarte correto do EPI.

Para a DuPont, garantir a segurança de todos e espalhar conhecimento sobre o assunto é fundamental. E isso inclui o descarte correto dos EPIs, protegendo, assim, o meio ambiente, o local de trabalho e, o mais importante, você e sua equipe.

0
0
Inscreva-se:
Anterior
Próximo