Dia a Dia

Saiba como a limpeza contribui para a segurança no trabalho

Você sabe qual é a importância da manutenção da limpeza do local de trabalho? Ao contrário do que muitos acreditam, o objetivo não é apenas manter um ambiente organizado e agradável. Quando falamos de limpeza, falamos principalmente de segurança.

Uma limpeza bem-feita é essencial para controlar e eliminar riscos no local de trabalho. Isso também inclui a organização, como por exemplo, manter os corredores e chão livres de resíduos (papelão, papel, plástico etc.), prevenindo contra tropeços e escorregões, queda de objetos e, principalmente, contra o risco de incêndio e acidentes graves. Isso é válido tanto para ambientes de fábrica quanto escritórios, comércios etc.

10 principais benefícios da limpeza no local de trabalho:

1) Reduz a exposição do funcionário a produtos perigosos e potencialmente tóxicos, como
vapores e pó;
2) Diminuição drástica do risco de incêndios;
3) Menor risco de acidentes e incidentes, como queda de objetos pesados, danos aos
colaboradores etc.
4) Maior duração dos objetos e ferramentas de trabalho;
5) Controle de ferramentas e materiais de trabalho, como estoque e suprimentos;
6) Melhores condições de saúde;
7) Redução dos danos materiais;
8) Melhoria na produtividade;
9) Uso eficaz do espaço;
10) Prevenção de doenças.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde não é apenas a ausência de enfermidades, mas sim um estado pleno de bem-estar, o que inclui o físico, o mental e também o social. Por isso, quando tomamos os cuidados adequados em relação à higiene no trabalho, também estamos zelando pela moral e conforto dos colaboradores.

Em locais de trabalho naturalmente arriscados e perigosos, é essencial o uso dos EPIs indicados, protegendo os trabalhadores de riscos diversos. Em profissões onde o trabalhador fica exposto a riscos químicos, como poeira, neblina, gases e vapores, os cuidados com a limpeza devem ser redobrados.

Nessas horas, uma ferramenta muito eficaz a ser utilizada é o Treinamento 5S – um método japonês que, com certeza, vai ajudar você no momento de planejamento da limpeza, organização e segurança na empresa. Confira abaixo:

 

Além do 5S, como inserir hábitos de limpeza na rotina da empresa?

Manutenção do local e ferramentas

A manutenção do local e equipamentos é muito importante. Basicamente, é necessário se assegurar de que o edifício (local de instalação da empresa) está em bom funcionamento, assim como máquinas, equipamentos (EPIs), janelas, portas, encanamentos e superfícies: tudo deve estar em condições adequadas.

Remoção de poeira e sujeira
É essencial não somente no ambiente e superfícies, mas também em ares-condicionados, luminárias e afins.

Superfícies adequadas
Chão em más condições, além de reter mais bactérias e sujeira, também causa mais acidentes. O piso deve estar sempre em bom estado e limpo. É importante o uso de piso antiderrapante quando conveniente.

Armazenamento
Organização é primordial. É importante que haja armários ou outras estruturas para que ferramentas, materiais e afins sejam armazenados de forma funcional e higiênica. Produtos de alto risco devem ser armazenados com cuidado e com as embalagens de cores correspondentes alertando os riscos.

Para que a segurança seja efetiva, é necessário contar com a colaboração de todos. Conscientizar e treinar cada funcionário sobre as medidas protetivas e de higiene é essencial.

Fale da importância dos cuidados de limpeza e como isso faz toda a diferença no bem-estar e qualidade no ambiente de trabalho, mostrando as boas práticas e tirando todas as dúvidas. Lembre que isso gera uma equipe mais engajada e funcional.