Dicas

A importância do EPI no trabalho agrícola

Devido ao excesso de riscos de trabalho, o Equipamento de Proteção Individual na área agrícola é indispensável, sendo obrigatório por lei. O trabalhador que exerce esse tipo de função está exposto a uma série de riscos, principalmente à intoxicação. Há pesticidas, fertilizantes, além de outros produtos químicos com os quais os funcionários agrícolas precisam lidar diariamente, oferecendo grande perigo à saúde. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados.

 

EPI

O EPI é o método de proteção mais importante na área agrícola. É essencial adquirir produtos de qualidade, que atendam inteiramente os padrões de segurança e sejam adequados ao trabalho a ser realizado. Mas não basta proteger, é muito importante que o equipamento também seja confortável, o que garante o bem-estar do trabalhador e também aumenta o seu rendimento. Um desses exemplos é a tecnologia DuPont™ Tyvek®: um tecido fibroso respirável 100% impermeável, que ajuda a manter os trabalhadores seguros contra pequenas partículas perigosas.

 

QUAIS EPIS USAR NO TRABALHO AGRÍCOLA?

No decorrer do trabalho, há riscos diversos. Por isso, é sempre importante manter uma indumentária completa para garantir a total proteção do trabalhador, por exemplo:

 

Galochas e calçados apropriados

As botas fornecerão maior aderência, evitando escorregões, protegendo contra quedas, como em locais com lama e superfícies úmidas.

Luvas

As luvas ajudam a proteger as mãos principalmente no manuseio de ferramentas e materiais pontiagudos.  É importante também que sejam quimicamente resistentes.

Capacetes

Os capacetes são de extrema importância pois garantem proteção contra queda de objetos, além de prevenir ferimentos na cabeça em caso de queda em altura, tropeções, etc.

Protetor auricular

Dependendo da função, também é necessário protetor auricular, principalmente para trabalhadores que manuseiam máquinas e equipamentos barulhentos.

Vestimentas

O uso de vestimentas, como Tyvek®, é essencial, tomando a precaução para que não haja áreas do corpo expostas.

Máscara respiratória

A máscara impede que substâncias tóxicas sejam inaladas, protegendo o sistema respiratório de possíveis irritações e intoxicações.

 

Confira o nosso infográfico e utilize no dia a dia!

EPIs no Trabalho Agrícola

Para finalizar, lembramos que é essencial que a empresa instrua os funcionários corretamente quanto ao uso dos EPIs e sua importância. Eles devem saber identificar e reportar imediatamente caso haja algum dano. Com o equipamento adequado e funcionários bem informados, é possível que haja harmonia, bem-estar e segurança.