Dicas

5 Formas de Identificar um Nomex® Verdadeiro

Com o avanço da tecnologia, o surgimento de novas soluções em segurança é constante. Há diversos tipos de tecidos que prometem a proteção necessária que o trabalhador necessita durante toda a sua atividade. Mas o que realmente diferencia esses tecidos? Todos os que se rotulam como Nomex®, de fato são? Como diferenciar um original de uma cópia?

Antes de tudo, o que é Nomex®?

Nomex® é uma fibra resistente a chamas e alta temperatura que não derrete, não pinga e nem propicia combustão no ar, oferecida em forma de papel, fibra, tecido e feltro.

Usada em tecidos, roupas e isolamento de proteção e em outras aplicações de alto desempenho, nossas fibras ajudam a fornecer proteção a milhões de pessoas no mundo inteiro.

Atualmente, mais de três milhões de bombeiros do mundo inteiro estão protegidos por vestuários, uniformes e acessórios feitos de Nomex®, principalmente por sua combinação exclusiva de proteção contra chama, durabilidade e mobilidade. A fibra também é usada em vestuário de pilotos militares e pelas tripulações de veículos de combate, pilotos de corrida, membros da equipe do pit stop e funcionários da pista de corrida. Também é usada na indústria por operários sob risco de fogo repentino e de arcos elétricos.

Será que é Nomex® mesmo?

Independentemente da marca ou do segmento, hoje em dia é bem comum nos depararmos com produtos muito parecidos ou até mesmo idênticos aos originais. É nessa hora que devemos ter atenção redobrada, afinal, a escolha de um Equipamento de Proteção Individual é uma tarefa fundamental, já que ele tem o objetivo de oferecer segurança e proteção a quem está utilizando.

Se você já ficou se perguntando se um macacão, por exemplo, era feito realmente de Nomex®, hoje vamos esclarecer de uma vez por todas essas dúvidas! Separamos abaixo 5 formas de identificar um Nomex® verdadeiro:

Menos sujeira e menos lavagem

O Nomex® absorve menos a sujeira; além disso, na lavagem, sai mais fácil. As lavagens de Nomex® na indústria são agressivas, pois as vestimentas de proteção são colocadas em lavadoras industriais (com centrífugas potentes), a altas temperaturas para eliminar a sujeira o mais rápido com o menor custo possível. Os produtos Nomex® aguentam estas lavagens sem perder a qualidade, segurança e conforto.

Nomex® É Muito mais resistente a rasgos

Diferentemente de produtos similares, é muito mais resistente a rasgos que não são provocados por materiais cortantes, como contatos involuntários com objetos no dia a dia.

Leveza

Como você imagina o macacão que vai te proteger contra altas temperaturas e diversos acidentes que podem acontecer durante o dia? Um pouco pesado, talvez? Então, não é Nomex®! Pensando em te proteger e também oferecer o conforto necessário que você precisa para desempenhar as funções do dia a dia da melhor forma possível, um macacão feito de Nomex® pesa cerca de 500g, enquanto macacões de outros materiais chegam a pesar quase 4 quilos.

Flexibilidade

Seja qual for a profissão, se movimentar com facilidade é essencial. Já imaginou se um bombeiro demorasse para subir escadas porque sua vestimenta atrapalhou? Por isso, o Nomex® é extremamente flexível e confortável, permitindo total liberdade de movimentos.

Toque macio

A forma mais fácil de descobrir se o EPI é feito de Nomex®, é sentindo o tecido com as próprias mãos. Se for áspero, pode ter certeza: não é o verdadeiro. Ele é macio, afinal, para uma jornada de trabalho que dura em média 8 horas, é essencial que haja conforto além de proteção!

 

Viu só como é fácil descobrir se é Nomex® ou não? Com essas dicas, não haverá mais confusão. Segurança, conforto e durabilidade, só o Nomex® pode oferecer! Acompanhe nosso blog para não perder nenhuma novidade, até mais!