Dia a Dia Dicas

Fique de olho: escolher os óculos de proteção correto é essencial para a sua saúde

Não dá para negar: quando o assunto é trabalhar com materiais de risco, somos extremamente dependentes da visão. É por isso que os óculos de proteção são essenciais. Eles são versáteis, atendem a diferentes públicos e protegem contra impactos, respingos, luminosidade e muito mais.

Na hora de escolher, é importante entender qual é a necessidade do funcionário: em qual hora do dia o profissional vai trabalhar? Qual vai ser a sua função? Essas e outras perguntas precisam ser respondidas antes de escolher este EPI!

O primeiro a observar nos óculos de proteção: os tipos de lentes!

Isso mesmo, as lentes são muito importantes para definir os óculos de proteção ideal. Veja abaixo as opções mais comuns do mercado:

Lente Incolor

Ideal para trabalhadores que ficam em ambientes claros, mas sem luminosidade intensa, para não prejudicar a visão.

Lente Amarela

Perfeita para locais de trabalho que tem baixa luminosidade, já que o amarelo realça e facilita a visão. Além disso, ela também é capaz de proteger os olhos contra os impactos de partículas volantes.

Lente Cinza

O trabalhador passa o dia à céu aberto ou trabalha em um ambiente fechado com muita luminosidade? Essa lente é a ideal para ele!

Lente Verde

Proteção para quem trabalha com infravermelho, soldas entre outros. É muito utilizada por profissionais soldadores.

Lente in/out

Essa lente é espelhada e garante que o profissional não tenha desconforto pela diferença de luminosidade. Ideal para os trabalhadores que precisam entrar e sair dos ambientes, alternando entre ambientes internos e externos.

 

óculos de proteção

Além disso, também existe uma grande diferenciação em relação ao modelo. Esses detalhes vão desde o apoio nasal e hastes maleáveis, importantes para tornar o EPI mais confortável para o trabalhador, até espumas especiais que restringem a entrada de partículas e acabamento anti-embaçante, importantes para a segurança do trabalhador.

É importante lembrar que todos os óculos regularizados com o CA já vem com:

  • Resistência a impacto;
  • Resistência a radiações não ionizantes;
  • Resistência a partículas volantes;
  • Filtram quase 100% dos raios solares UVA e UVB.

 

Agora que você já sabe a importância dos óculos de proteção no trabalho e os principais tipos existentes, analise a equação qualidade versus conforto e escolha a melhor opção para toda a sua equipe!