Dia a Dia Dicas

Aprenda a fazer os primeiros socorros para acidentes oculares

Os olhos são órgãos muito delicados e sensíveis com alto poder de receber luz e aprimorar a percepção de mundo. Ele também é um dos instrumentos de trabalho mais importantes para pessoas que passam o dia em áreas de riscos ou usam materiais cortantes. Por isso, fazer de tudo para manter a saúde ocular dos seus funcionários precisa ser prioridade.

Clique e veja os EPIS certos para proteger a visão!

Entretanto, acidentes oculares podem acontecer, e uma má administração dos primeiros socorros pode danificar ou até causar a perda total da visão. Os vilões nesses ambientes são muitos: micropartículas, material inflamável, perfurações na retina com objetos cortantes, entre outros.

A dúvida que não quer calar diante uma situação de acidente ocular

Ainda existe muita dúvida se o correto é encostar ou não nos olhos, e a resposta é: sim, é preciso agir! Mas é necessário agir da forma correta. Ajudar pessoas com lesões oculares parece um trabalho difícil e preocupante, mas abaixo damos algumas dicas para os primeiros socorros em algumas situações.

 

Queimaduras químicas

Manusear produtos químicos como solventes orgânicos, tintas, graxas e óleos sem o EPI correto pode ser um trabalho perigoso para a saúde dos seus olhos. Os danos podem ser leves ou extremamente sérios. Portanto, na hora de socorrer ou ensinar alguém a cuidar de uma lesão dessas, siga estes passos:

1 – Lave os olhos IMEDIATAMENTE.

Coloque a cabeça debaixo da torneira ou se não tiver, coloque água nos olhos usando um recipiente limpo por, ao menos, 15 minutos. Essa lavagem deve ser contínua e também suave, sem esfregar.

2 – Não coloque tapa-olho.

Isso pode agravar a situação.

DICA: Tenha cuidado com sprays químicos.

Boa parte dos acidentes químicos de olhos acontecem derivados de sprays, então use o EPI correto na hora de manuseá-los.

 

Micropartículas

Outro perigo para a saúde dos olhos são minúsculos fragmentos em suspensão no ar. Normalmente, eles derivam de processos mecânicos, como o atrito de objetos e materiais. Em caso de problemas com as partículas:

1 – Movimentar a pálpebra

Levante a pálpebra superior para fora e para baixo sobre a pálpebra inferior.

2 – Não esfregue

Em hipótese alguma esfregue, friccione ou aperte os olhos.

3 – Se a partícula não sair…

Já tentou movimentar a pálpebra e a partícula não saiu? Mantenha os olhos fechados, coloque uma bandagem e procure ajuda médica imediatamente.

 

Cortes e perfurações

Para quem trabalha com materiais de risco, pequenos ferimentos nas proximidades dos olhos ou no globo ocular podem acontecer. Neste caso, o cuidado precisa ser ainda maior e IMEDIATO.

1 – Bandagem

Faça uma bandagem leve e procure um médico imediatamente.

2 – Não lave os olhos

Não lave os olhos de forma nenhuma.

3- Não encoste nos objetos

Nunca tente remover nenhum objeto que esteja cravado no globo ocular.

 

primeiros socorros olhos

 

Ainda, independente do tipo de lesão, é essencial manter as mãos muito bem higienizadas e, se a pessoa estiver usando lentes de contato, tirá-las na hora.

E não se esqueça: todas as vezes que houver algum tipo de traumatismo ocular, ainda que seja pequeno, é imprescindível procurar um médico oftalmologista para realizar exames e assegurar a saúde dos olhos.