Dia a Dia

Controle de Estoque de EPI: gestão dos produtos, da qualidade e da segurança

Que o equipamento de proteção individual é primordial para garantir a segurança dos trabalhadores em diversos setores, muitos já sabem. Mas quando falamos sobre o assunto, poucos fazem a associação de que, no fim das contas, ele é mais um recurso material da empresa – e, portanto, exige um rígido controle de estoque e distribuição interna.

Controlando o estoque de EPIs

Como todo recurso de uma empresa, controlar o estoque de EPIs é essencial para ter sempre a visão geral sobre a quantidade dos produtos e projetar futuros investimentos e reposições. Além disso, é possível ficar a par de valores que envolvem toda a logística de compras e de indicadores de uso.

Um passo primordial para fazer uma boa gestão de estoque é ter um sistema de controle bem definido. Os dois mais comuns são:

1) Revisão de estoque

O nome já diz tudo: de tempos em tempos, realiza-se uma avaliação geral da quantidade de EPIs, emitindo uma ordem de compra sob medida para que o estoque alcance novamente o número ideal – que deve ser definido de acordo com diversos fatores como número de funcionários e carga de uso da sua empresa. O importante desse método é sempre revisá-lo para ter a certeza de que os índices estão certos, evitando prejuízos ou um estoque baixo. A empresa cresceu ou diminuiu? É hora de rever a demanda!

2) Estoque mínimo

Nesse sistema, a compra de EPIs é feita somente para repor o estoque quando ele chega a uma quantidade mínima. Aqui, é fundamental atuar em conjunto com uma boa logística, evitando a falta total de equipamentos.

Seja qual for o sistema adotado, o controle do seu estoque pode ficar muito mais fácil usando ferramentas simples, como uma planilha.

Planilha de Controle Estoque

Um recurso descomplicado e eficaz, a planilha pode ser a sua grande aliada na hora de entender as reais necessidades da sua empresa quanto aos equipamentos de proteção. Nela, é possível detalhar e ter uma visão panorâmica sobre alguns números essenciais como: o valor total em estoque, o quanto é gasto em compras, o valor do gasto em consumo e uma projeção para compras no futuro.

Tabela de Controle de EPI

Tão importante quanto ter o controle do estoque é fazer o uso correto dele. Por isso, no momento da entrega dos EPIs, é essencial conscientizar todos os colaboradores sobre a sua importância – e orientar sobre como utilizá-los de forma correta. Assim, você mantém o controle sobre a quantidade de produtos que deve disponibilizar e, com os funcionários usando-os de forma adequada, maximiza a vida útil dos EPIs e a segurança de todos.