Inovação

Não se deixe enganar: aprenda a reconhecer um DuPont™ Tyvek® verdadeiro e garanta a segurança da equipe

Infelizmente, encontrar produtos que tentam replicar a qualidade DuPont não é tão raro assim. Entretanto, durante o atual período de pandemia, onde a necessidade de EPIs cresce a cada dia, a falsificação tem se tornado um problema ainda mais grave.

Como era de se esperar, os materiais falsificados não atendem as características técnicas de proteção, durabilidade e conforto e não passam por testes de qualificação adequados. Tudo isso afeta, e muito, na qualidade do material e colocam os colaboradores em risco.

 

Mas afinal, como fazer para garantir que os nossos heróis sejam protegidos de forma eficaz?

 Sabendo o que esperar, é claro! Abaixo, separamos algumas dicas para você identificar um Tyvek® verdadeiro.

ANTES DA COMPRA

  •  Entre em contato com nossos distribuidores autorizados para verificar os produtos e os preços disponíveis. O site SafeSPEC™, por exemplo, é uma ótima alternativa para consultar o portfólio e centros autorizados da DuPont.

Clique aqui para acessar SafeSPEC™

  • Peça para que o revendedor envie os lotes de produção dos produtos a serem comprados, bem como os certificados e outras informações técnicas.

APÓS A COMPRA

 DuPont ™ Tyvek® é um não tecido patenteado produzido exclusivamente pela DuPont. Além do nosso material, existem outras duas tecnologias no mercado que são utilizadas na fabricação de roupas de proteção química ou biológica: a SMS e a MPF. Elas não são iguais ao Tyvek® e, em alguns testes simples, é possível verificar qual é qual. Vamos lá?

Teste o traje contra a luz

Olhe o material contra a luz. A estrutura de Tyvek® é facilmente identificada pelo efeito “teia de aranha”.

Tyvek®: possui fibras visíveis

Tyvek®: possui fibras visíveis

SMS

SMS

MPF

MPF

Teste de abrasão com moeda

Pegue uma moeda e esfregue-a no EPI. Se o tecido sofrer alguma abrasão ou delaminação perceptível de uma camada externa, significa que não é Tyvek®.

Teste Tyvek®

Teste Tyvek®

Teste SMS

Teste SMS

Teste MPF

Teste MPF

Verifique as insígnias e o logotipo

Nossos produtos têm uma etiqueta interna, um manual de instruções e uma etiqueta azul com a marca DuPont ™ Tyvek® no peito, com nosso novo logotipo oval. Caso esses elementos apresentem falhas, descolem, tenham uma cor desbotada ou forte demais ou apresentem qualquer aspecto que seja considerado diferente, é provável que seja uma imitação.

Verifique as características técnicas

Alguns EPIs falsificados não apresentam todos os detalhes técnicos de uma roupa original, como: costuras entrelaçadas, proteção com zíper, elástico na cintura, capuz e extremidades, entre outros. Se observar alguma diferença das fotos ou de outros DuPont™ Tyvek®, desconfie.

 

Fique atento ao EPI que tem em mãos para garantir segurança para todos os seus colaboradores, sempre. Nada substitui a qualidade original DuPont™ Tyvek® e nem a certeza de trabalhadores bem protegidos.