Dicas

Descontaminar seu Tychem® corretamente: essencial para a segurança de todos

Vivemos em tempos de desafios globais diários e a DuPont está na linha de frente. Diante da escassez de EPIs no mercado, e reforçando nossa missão de garantir a segurança dos profissionais de saúde e trabalhadores essenciais, a reutilização dos macacões da linha Tychem® pode ser necessária. Se assim for, recomendamos seguir as orientações de limpeza e desinfecção do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças).

Afinal, a máxima eficácia de um EPI de qualidade, passa pela correta instrução de seu uso e neste caso específico, também da forma correta de descontaminação. É primordial seguirmos algumas regras à risca para garantir mais segurança. Vamos lá?

 

Limpeza x Desinfecção

  • Limpeza: remoção de germes, sujeira e impurezas das superfícies.
    A limpeza não mata germes, só os remove, reduz a quantidade e o risco de disseminar infecções.
  • Desinfecção: uso de produtos químicos para matar germes em superfícies.
    A desinfecção não limpa superfícies sujas, mas ao matar germes após a limpeza pode reduzir ainda mais o risco de disseminação de infecções.

 

Quais produtos utilizar para limpar e desinfetar Tychem®?

O Coronavírus é um viral biológico que contamina superfícies, como a parte externa das vestimentas Tychem®. Porém, essas superfícies podem ser limpas e desinfetadas para reutilização por um número limitado de vezes, no caso de uso para a COVID-19:

  • Para a limpeza: use água morna, detergente líquido neutro e uma escova macia para remover qualquer sujeira das superfícies externas;
  • Para a desinfecção: soluções diluídas de alvejante doméstico, soluções alcoólicas com pelo menos 70% de álcool e os desinfetantes domésticos mais comuns registrados na EPA devem ser eficazes para desinfetar superfícies externas;
  • Siga as instruções do fabricante com as especificações dos produtos de limpeza e desinfecção (concentração, método de aplicação, tempo de contato, etc);
  • Enxágue bem as roupas com água limpa e deixe secar ao ar ou sem o uso de secadoras (domésticas ou industriais).

Se houver suspeita de contaminação no interior da vestimenta, NÃO tente limpar, desinfetar e reutilizar a vestimenta; manuseie com cuidado e descarte a vestimenta de acordo com a legislação local vigente. Siga as instruções do fabricante para inspeção e descarte.

 

Quais vestimentas Tychem® podem ser usadas contra riscos biológicos?

As vestimentas DuPont™ Tychem® foram projetadas como peças descartáveis de uso limitado, com base na exposição e permeação do produto químico ao que foi exposto. O Tychem® 2000 e outros Tychem® fabricados com costuras termosseladas foram testados e aprovados nos requisitos das normas ASTM F1670 e ASTM F1671, métodos reconhecidos contra penetração de sangue e vírus.

Confira abaixo um passo-a-passo para inspecionar sua vestimenta e confirmar que a mesma pode ser reutilizada:

  1. Coloque a peça em uma superfície limpa e lisa;
  2. A inspeção deve incluir todas as áreas do traje: corpo, viseira (se houver) e luvas (se houver);
  3. Use uma lanterna dentro do traje para examinar se há furos, cortes ou rasgos;
  4. Examine as costuras das vestimentas para ver se a termosselagem se afastou do traje ou onde a termosselagem não cobre totalmente os orifícios dos pontos;
  5. Examine toda a vestimenta quanto a sinais de danos, como rupturas ou furos;
  6. Examine o visor do traje (se houver) para garantir que exista um campo visual limpo;
  7. Examine as luvas de traje (se houver) para garantir que estejam em boas condições e bem presas ao traje;
  8. Examine o zíper da vestimenta e a pala de proteção (se houver) para garantir que estejam em boas condições de funcionamento (lubrifique o zíper usando parafina, se necessário);
  9. Examine o elástico (se houver) para garantir que não esteja danificado;
  10. Examine as etiquetas da vestimenta para garantir que estejam presas e legíveis.

 

ATENÇÃO! A DuPont instrui que a reutilização das vestimentas somente ocorra após a lavagem e desinfecção adequadas, durante o período atual global em que vivemos (o surto de COVID-19 em todo o mundo), onde há alta demanda no mercado por esses EPIs.

 

Cuide da lavagem do EPI tão bem quanto você cuida da segurança da sua equipe e não se esqueça: sempre que estiver disponível, adquira novas vestimentas de DuPont™ Tychem® ao invés de reutilizá-las – o nível de proteção será ainda melhor. Vamos juntos vencer todos os perigos da pandemia.