Saiba como a limpeza contribui para a segurança no trabalho
Você sabe qual é a importância da manutenção da limpeza no trabalho? Ao contrário do que muitos acreditam, o objetivo não é apenas manter um ambiente organizado e agradável. Quando falamos de limpeza, falamos principalmente de segurança.
Uma limpeza no trabalho bem-feita é essencial para controlar e eliminar riscos . Isso também inclui a organização, como por exemplo, manter os corredores e chão livres de resíduos (papelão, papel, plástico etc.), prevenindo contra tropeços e escorregões, queda de objetos e, principalmente, contra o risco de incêndio e acidentes graves. Isso é válido tanto para ambientes de fábrica quanto escritórios, comércios etc.
10 Principais Benefícios da Limpeza no Trabalho:
- Reduz a exposição do funcionário a produtos perigosos e potencialmente tóxicos, como vapores e pó;
- Diminuição drástica do risco de incêndios;
- Menor risco de acidentes e incidentes, como queda de objetos pesados, danos aos colaboradores etc.;
- Maior duração dos objetos e ferramentas de trabalho;
- Controle de ferramentas e materiais de trabalho, como estoque e suprimentos;
- Melhores condições de saúde;
- Redução dos danos materiais;
- Melhoria na produtividade;
- Uso eficaz do espaço;
- Prevenção de doenças.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde não é apenas a ausência de enfermidades, mas sim um estado pleno de bem-estar, o que inclui o físico, o mental e também o social. Por isso, quando tomamos os cuidados adequados em relação à higiene no trabalho, também estamos zelando pela moral e conforto dos colaboradores.
Em locais de trabalho naturalmente arriscados e perigosos, é essencial o uso dos EPIs indicados, protegendo os trabalhadores de riscos diversos. Em profissões onde o trabalhador fica exposto a riscos químicos, como poeira, neblina, gases e vapores, os cuidados com a limpeza no trabalho devem ser redobrados.
Nessas horas, uma ferramenta muito eficaz a ser utilizada é o Treinamento 5S – um método japonês que, com certeza, vai ajudar você no momento de planejamento da limpeza no trabalho, organização e segurança. Confira abaixo:
Além do 5S, Como Inserir Hábitos de Rotina de Limpeza no Trabalho?
Manutenção do local e ferramentas
A manutenção do local e equipamentos é muito importante. Basicamente, é necessário se assegurar de que o edifício (local de instalação da empresa) está em bom funcionamento, assim como máquinas, equipamentos (EPIs), janelas, portas, encanamentos e superfícies: tudo deve estar em condições adequadas.
Remoção de poeira e sujeira
É essencial não somente no ambiente e superfícies, mas também em ares-condicionados, luminárias e afins.
Superfícies adequadas
Chão em más condições, além de reter mais bactérias e sujeira, também causa mais acidentes. O piso deve estar sempre em bom estado e limpo. É importante o uso de piso antiderrapante quando conveniente.
Armazenamento
Organização é primordial. É importante que haja armários ou outras estruturas para que ferramentas, materiais e afins sejam armazenados de forma funcional e higiênica. Produtos de alto risco devem ser armazenados com cuidado e com as embalagens de cores correspondentes alertando os riscos.
Para que a segurança seja efetiva, é necessário contar com a colaboração de todos. Conscientizar e treinar cada funcionário sobre as medidas protetivas e de higiene é essencial.
Fale da importância dos cuidados de limpeza no trabalho e como isso faz toda a diferença no bem-estar e qualidade no ambiente de trabalho, mostrando as boas práticas e tirando todas as dúvidas. Lembre que isso gera uma equipe mais engajada e funcional.