Dicas

Limpeza para tambores de inflamáveis: por que e como fazer?

Nós sempre falamos por aqui, mas vale lembrar de novo e sempre: a sua segurança deve estar em primeiro lugar. Porque, quando você garante a sua integridade física no ambiente de trabalho, naturalmente você colabora para que os seus colegas possam estar seguros também.

 

No post de hoje, vamos falar sobre limpeza para tambores de líquidos inflamáveis. Essa é uma atividade que precisa de atenção redobrada. Afinal, qualquer deslize, pode ser fatal.

 

Atenção: antes de mais nada, entenda que um tambor nunca é 100% esvaziado, porque o vapor permanece ali quando ele se mistura com o ar, podendo causar até explosões. Tome muito cuidado!

 

Aprendendo a limpar o tambor do jeito certo – e seguro!

  • Antes de higienizar os tambores, remova todas as fontes de ignição ou calor da área, como interruptores e lâmpadas desprotegidas. Ah, se as fontes não puderem ser removidas, faça o trabalho em outra lugar;
  • Use EPIs adequados para a atividade: botas de borracha, avental, luvas de borracha ou asbestos;
  • Retire os tampões com uma chave de boca longa e deixe o resíduo do líquido drenar totalmente;
  • Use uma lâmpada a prova de explosão para inspecionar o interior do tambor quanto a presença de trapos ou outros materiais que possam impedir a drenagem total.

 

Drenar o tambor? Como fazer isso?

  • Coloque o tambor em uma prateleira de cabeça para baixo apoiado em algum suporte, por mais ou menos 5 minutos. Deixe drenar, certifique-se de que o tampão fica na parte mais baixa e aplique vapor durante 10 minutos;
  • Coloque uma solução cáustica e gire o tambor por 5 minutos. Martele as laterais com uma marreta de madeira com vapor quente;
  • Lave o tambor com água quente, deixando toda a água drenar pelo tampão;
  • Seque o tambor com vapor quente;
  • Depois de secar, veja se o recipiente ficou mesmo limpo, usando uma lâmpada à prova de explosão. Se não estiver, lave de novo. Faça sempre um novo teste antes de começar qualquer soldagem no tambor, mesmo se ele foi limpo e testado anteriormente.

 

#FicaDica

Se você for usar um tambor antigo para armazenar algum inflamável, verifique de há necessidade de reparo de soldagem. Caso sim, faça isso com segurança, combinado?

 

Este passo a passo pode até parecer complicado, mas é isso que vai garantir que o tambor seja limpo do jeito certo e que você faça a atividade com o máximo de segurança! Seja cuidadoso com você e com as pessoas a sua volta.