Corte x Abrasão. Será que te contaram tudo que você precisa saber?
No mercado de produtos para a segurança do trabalhador, é muito comum nos depararmos com um EPI que promete proteger contra “corte e abrasão”. A indústria e o marketing tendem a colocar essas características protetivas sempre interligadas e, muitas vezes, como sinônimos. Mas, afinal, quando o assunto é proteção das mãos, existem diferenças significativas entre corte e abrasão? Quais são elas? É realmente efetivo escolher um equipamento que funcione como “2 em 1”?
Corte é uma coisa. Abrasão é outra.
Antes de entender a diferença, é importante lembrar que uma luva só é considerada realmente eficaz para o trabalhador da indústria quando evita esses dois ou mais problemas.
A abrasão acontece quando partículas ou materiais rígidos entram em atrito com as luvas e as danificam. É uma espécie de desgaste que pode gerar perda ou fraqueza do material no local do atrito. Já o corte é a forma mais severa de desgaste, em que uma parte do material da luva é literalmente corrompido, deixando a mão do trabalhador exposta a danos muito maiores.
A tecnologia DuPont™ Kevlar®, além de proteger contra esses dois perigos, também é ideal contra arco elétrico, chamas, altas temperaturas, perfuração extrema e perigos da soldagem.
A importância do Selo de Resistência que segue a ISO 13997
Veja, abaixo, um fluxograma com Selos de Resistência de uma luva. Perceba que quanto maior a possibilidade de suporte e resistência de uma luva, mais forte e eficaz ela se torna. Use sempre essa relação para garantir materiais de potência máxima contra perigos.
Existem normas específicas que garantem a segurança de uma luva contra cortes
Só no Brasil, existem 5 normas principais que garantem qualidade e segurança para quem compra. Antes de escolher, tenha a certeza que as luvas passaram com louvor por todos os testes.
- EN 420 – Requisitos Gerais para Luvas (tamanhos, marcações, destrezas)
- EN 388 – Padrão Europeu – Riscos Mecânicos
- ISO 23388 – Riscos Mecânicos
- EN 407 – Riscos Térmicos
- EN 12477 – Processos de Soldagem
Mais que um EPI de qualidade, o EPI correto para cada situação
Em entrevista recente, a especialista técnica da DuPont, Aline Moura, dá mais informações e dicas sobre seleção de EPIs e avaliação de risco. Além disso, ela também fala da importância de observar a necessidade de cada área específica. Confira o vídeo na íntegra:
As luvas com a tecnologia DuPont™ Kevlar® não só cumprem todas as normas e permitem segurança integrada, como também garantem mais conforto e maleabilidade de movimentos. Na hora de escolher, certifique-se de que o colaborador tem em mãos o melhor instrumento para proteger o melhor (e insubstituível) equipamento de trabalho deles!