Segurança do Trabalho

Penetração x permeação: um guia prático de tudo o que você precisa saber.

Perigos químicos ao redor? Para momentos desafiadores, a DuPont sempre encontra a solução. A tecnologia DuPont Tychem® existe no meio industrial há mais de 30 anos e é testada por laboratórios especializados, que analisam o grau de permeação e penetração para centenas de produtos químicos.

Clique aqui e confira dicas para descontaminar seu Tychem® em tempos de pandemia, em que o risco é biológico.

Mas afinal, esses dois perigos são iguais? Existe um que seja mais ou menos agressivo do que o outro? Continue a leitura, saiba todos os detalhes e diferenças e se proteja corretamente.

Clique aqui para conferir também a importância das inspeções regulares para a durabilidade do EPI.

 

Penetração

A penetração é um processo físico que ocorre quando o risco químico, literalmente penetra através de poros, orifícios, defeitos ou pontos de costura da vestimenta, ou seja, ocorre quando há a passagem direta da substância química da parte externa para a pele do trabalhador.

epi

Tem um case de sucesso contra riscos químicos? Clique e inscreva-se no Prêmio DuPont na categoria Proteção química.

Permeação

Já a permeação é um processo molecular medido em minutos, ou seja, mensura quanto tempo um risco químico em contato com a parte externa da vestimenta demora para atingir a pele dos trabalhadores (parte interna da vestimenta). O processo de permeação rompe a barreira de proteção da vestimenta. Analisar se o EPI tem eficácia contra esse problema é essencial para manter o colaborador seguro durante toda a carga horária de tarefas.

epi

Assista ao vídeo com o especialista e confira mais detalhes sobre essas diferenças:

A boa notícia é que, apesar dos perigos, a DuPont não só conta com a tecnologia incrível de Tychem®, como também tem uma plataforma on-line especializada a mostrar todos os dados de penetração e permeação com clareza para o público. Com ela, é possível se informar corretamente e ter muito mais segurança da sua escolha.

Acesse SafeSPEC e saiba tudo sobre os melhores EPIs do mercado.

Da próxima vez que for escolher o EPI contra perigos químicos, se pergunte: este é um produto eficaz do início ao fim do expediente do time? Se sim, é porque ele protege contra penetração e permeação. É porque ele é DuPont™ Tychem®!