Segurança do Trabalho

O dia a dia em uma mina: descubra como vivem os heróis de um dos trabalhos mais perigosos do mundo.

Como falamos no último webinar, mineração é um serviço essencial para a sociedade e não teve suas atividades interrompidas nem mesmo durante a pandemia. Mas você sabia que o coronavírus não é o único risco para os trabalhadores das minas? Essa atividade é reconhecida como uma das mais perigosas do mundo!  como explosão de gás, acidentes elétricos, cortes, esmagamento e até doenças graves. Por isso, eles necessitam de múltiplos EPIs para se protegerem e preservarem suas vidas.

Risco mecânico: qualquer movimento pode ser fatal.

Sabemos que as mãos são as partes mais afetadas por acidentes, o que pode resultar em sérias consequências, como perda de membros. Os trabalhadores de mineração enfrentam extremo risco de corte e perfuração, já que é muito comum o manuseio de facas, lâminas e objetos pontiagudos.

Luvas e mangotes de alta resistência são, portanto, indispensáveis. Mas, para garantir a total proteção, é importante atentar a certos pontos na hora de escolher o EPI adequado. Há 6 coisas principais que você precisa saber sobre luvas de proteção, veja aqui.

Outros perigos de um dia a dia severo e desafiador.

  • Fogo e explosão: vestimentas de proteção ao fogo devem ser usadas toda vez que houver manipulação de químicos inflamáveis, abastecimento de grandes veículos, áreas com risco de explosão ou até mesmo incêndios florestais. Mas fique atento, pois nem toda vestimenta com CA possui o padrão de qualidade que a mineração exige.
  • Baixa visibilidade: como os ambientes são amplos e os equipamentos muito grandes, os trabalhadores acabam sofrendo baixa visibilidade. O ideal é usar vestimentas com cores que se destaquem, como amarelo e laranja, e com faixas refletivas. E, é claro, sempre escolher tecidos resistentes e respiráveis. Veja tudo que você precisa saber na hora de escolher sua vestimenta.
  • Arco elétrico: risco muito presente na mineração! Em situações onde o trabalhador não está protegido, as consequências podem ir além de queimaduras, podendo chegar à amputação dos membros. É muito importante o uso de vestimentas e complementos que protegem de efeitos térmicos.

Conheça outros riscos e saiba mais sobre a realidade dos trabalhadores de mineração no nosso webinar completo!