Ambientes naval e estaleiro: você está usando o EPI correto?
Na semana passada, abordamos sobre a importância de se ter uma norma exclusiva (a NR34) para ambientes desafiadores como o naval e estaleiro. Afinal, muitos são os riscos de acidente de trabalho, principalmente quando falamos de áreas de metalmecânica e soldagem.
Atenção e responsabilidade no ambienta naval
Muitos são os fatores que podem desencadear possíveis acidentes capazes de impossibilitar tarefas e até prejudicar a saúde dos profissionais envolvidos. E não dá para falar de segurança no trabalho, sem abordar sobre o uso de EPIs, não é mesmo?
Contra diferentes riscos, diferentes tipos de EPI
Existem diversos tipos de trabalhos a serem realizados em ambiente naval. Devem ser considerados EPIs específicas para cada função.
Riscos Elétricos
- Luvas (Luvas de proteção: protegem do que mesmo?);
- Botas;
- Macacões;
Riscos de Incêndios
- Luvas;
- Macacões;
- Proteções ao rosto, como viseiras e óculos.
Riscos de Fumos e Contaminantes
- Máscaras de segurança;
- Luvas;
- Óculos de proteção;
- Aventais;
- Botas de couro.
Riscos da utilização de gases
- Luvas de proteção;
- Macacões que cobrem o corpo todo;
- Máscaras;
- Aventais;
- Botas de couro.
Não basta usar, tem que cuidar!
Para se ter o resultado desejado, quando o assunto é proteção, nada melhor do que ter controle e realizar inspeções periódicas nas vestimentas de EPI. É possível garantir a durabilidade dos produtos e, consequentemente, a segurança do trabalhador.
Quando fazer a inspeção do EPI?
- Seu produto chegou: verifique se a performance foi comprometida em algum momento da fabricação, embalagem ou transporte.
- Antes e depois: inspecione sua vestimenta, principalmente se ela já foi utilizada por outro colaborador. E não esqueça de fazer a inspeção novamente, antes dela ser colocada em serviço novamente.
- Anualmente: ter controle para analisar o desempenho e desgaste dos EPIs a cada ciclo anual é fundamental na hora de gerar informações a serem utilizadas em novas inspeções, materiais de reposição e futuras compras.
- E não se esqueça!
- EPIs guardados e sem uso há mais de um ano também precisam de inspeção.
Vimos, portanto, que segurança e proteção são importantes aliados em ambientes de trabalho onde há riscos para todos. E saber utilizar as ferramentas disponíveis para garantir o bem-estar dos trabalhadores é o grande passo para se chegar a excelentes resultados. Entenda mais sobre os diferentes tipos de EPIs e suas funções https://www.safespec.dupont.com.br/